Empresa portuguesa calça colaboradores da IBM, Coca-Cola ou Mercedes
A ICC Lavoro, uma empresa com sede em Guimarães, está a exportar calçado de segurança para todo o mundo, incluindo para empresas como IBM, Coca-Cola ou Mercedes, cujos trabalhadores estão protegidos com sapatos ou botas made in Portugal.
A empresa está a comemorar os 25 anos de actividade com um novo modelo, o Lavoro Cup, que homenageia todo o sucesso que os portugueses têm tido no mundo do futebol. O modelo foi apresentado na feira A+A, de Dusseldorf.
“[Este modelo] já é um sucesso. Posso adiantar que já fizemos, na feira, negócios para a Holanda, Inglaterra, Alemanha e Suíça”, explicou ao Mundo Português o director comercial da empresa, José Freitas.
O responsável diz que a crise só se supera através da inovação, e admitiu que as empresas estão a comprar menos quantidade… mas mais vezes. “Ainda assim, os novos mercados têm compensado”, explicou. Em 2010, a empresa comercializou 600 mil pares, facturando 15 milhões de euros.
Para além de ser uma presença constante nas fábricas da IBM, Coca-Cola, Mercedes ou Red Bull, a ICC calça os bombeiros finlandeses e os trabalhadores da PT, BP ou Ikea, em Portugal.
Presente em 31 mercados, a ICC aposta agora no reforço da sua posição na Rússia e tem um sonho, o mercado norte-americano. De resto, cerca de 90% das vendas são para o mercado externo, onde a Suíça, País em que a ICC chega aos 20% de mercado, é a grande referência.