Empresa suíça lança jeans compostáveis
Não é algo que nos passe, naturalmente, pela cabeça, mas a verdade é que a moda é tão passageira e descartável, hoje em dia, que há que pensar no que acontece à roupa mal a colocamos no lixo.
A pouco e pouco, porém, algumas marcas de roupa têm incentivado os consumidores a reciclarem os têxteis – a H&M, por exemplo – e seguirem dicas ligadas à sustentabilidade na forma como se livrar dos tecidos.
Uma delas é a Freitag, uma marca suíça conhecida pelas malas feitas de lonas de camiões e que, agora, fabrica jeans compostáveis. De cor azul, como se quer, os jeans são feitos de uma mistura de linho e cânhamo, a partir de fibras que cresceram e foram trabalhas na Europa, com o mínimo de químicos e sem branqueamento.
A Freitag resolveu o problema dos fios de poliéster e dos botões de metal de forma inteligente, utilizando uma linha biodegradável e botões que se podem retirar facilmente das calças.
Segundo conta o Quartz, existe uma percepção errónea de que as calças de ganga – ou jeans – tradicionais são compostáveis. “Elas têm de ir para uma fábrica que as corta e coloca-as numa solução com água, oxigénio e nutrientes, esse tipo de coisas. Claro que a quantidade de resíduos sólidos a quem isto acontece é muito reduzida”, explicou Linda Greer, directora do programa de saúde da Natural Resources Defense Council.
[nggallery id=2184 template=greensavers]