Empresa Suíça pretende usar gravidade para criar baterias gigantes



As energias renováveis têm um problema: quando o sol não brilha ou o vento não sopra, não existe produção de eletricidade. É por isso que existem empresas a tentar resolver o problema do armazenamento de energia, para que tenhamos eletricidade limpa 24 horas por dia.

A Energy Vault tem uma solução baseada em gravidade que, segundo Robert Piconi, o CEO, tem o potencial de ser 80% mais barato que outras soluções.

A solução desta empresa é, no fundo, usar guindastes para levantar blocos de cimento e construir uma torre gigante com, no máximo, cerca de 35 andares. Sempre que há excesso de produção energética nas centrais fotovoltaicas ou eólicas, um sistema computorizado toma nota e instrui guindastes para levantar um destes blocos de cimento com 35 toneladas. Quando a rede precisa de energia, o computador faz o inverso, e usa a gravidade para descer os blocos de cimento até ao solo e produzir eletricidade.

A Energy Vault diz que tudo isto acontece de forma automática, e que sai muito mais barato que usar baterias, como as que a Tesla instalou na Austrália. Outra vantagem do sistema, segundo a empresa, é o facto de podermos usar materiais que, de outro modo, iriam parar ao aterro para construir os blocos de cimento.

O primeiro cliente da Energy Vault será a Tata Power, na Índia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...