Empresário brasileiro planta 18.000 árvores em São Paulo



Hélio Silva, empresário do sector dos produtos orgânicos, plantou 18.482 árvores no Parque Linear Tiquatira, em São Paulo, um trabalho de mais de uma década e que começou quando o cidadão brasileiro percebeu a necessidade de revitalizar parte das margens do ribeiro Tiquatira, um espaço então sujo e degradado e que servia como estacionamento.

“Tive um despertar ecológico. Vendo a situação, disse à minha a mulher que mudaria aquele cenário numa década”, recorda ao Planeta Sustentável. E ainda que a esposa não tivesse acreditado na sua palavra, ele decidiu lançar-se na empreitada.

A primeira tentativa, conta Hélio Silva, foi frustrante. Vândalos arrancaram quase todas as 200 mudas compradas pelo empresário para arborizar o pedaço. Ele insistiu na ideia com uma segunda leva, desta vez de 400 plantas, que foram novamente destruídas. “Alguns comerciantes da região pensavam que as copas poderiam prejudicar a visibilidade das suas placas e ajudaram a acabar com o projecto”, afirma.

Siga o blog de Hélio.

Aos poucos, no entanto, o verde foi tomando conta da paisagem e ganhou a simpatia dos moradores, explica o Planeta Sustentável. Em 2007, viam-se 5.000 árvores por ali. Então, a própria cidade decidiu ajudar e criou o parque, o primeiro de São Paulo a exibir o título de “linear” e que tinha o objectivo de preservação ambiental ao longo de extensões de água. Hoje, a área apresenta cerca de 150 espécies, a maioria originária da Mata Atlântica.

Silva garante que não vai parar. “Fiz um pacto com Deus”, afirma. “Vou plantar 50.000 árvores neste parque até meu último dia de vida”. Hélio gasta €515 por mês com a plantação, mas o investimento não é só financeiro. “Passei 610 fins-de-semana aqui. [Desde que comecei] são não vim nuns dez.”

[nggallery id=2123 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...