Empresas do Fundão recebem painéis fotovoltaicos para auto-consumo
Duas empresas do Fundão, a Twintex e o Hotel Alambique de Ouro, receberam os seus primeiros sistemas de auto-consumo de energia eléctrica a partir de painéis fotovoltaicos, revelou hoje a Enforce, empresa responsável por esta instalação.
Os dois sistemas entraram em funcionamento há duas semanas, pelo que o sol dos últimos dias terá deixado satisfeito os responsáveis das duas empresas. “A energia gerada é consumida dentro das empresas e o retorno do investimento faz-se através dos custos evitados de aquisição de energia à rede”, explicou em comunicado o director-geral da Enforce, João Nuno Serra.
No hotel foi instalada uma potência de 250 kW no topo da cobertura do parque de estacionamento, com capacidade para 300 automóveis e que permite reduzir em 50% a factura energética anual. Na empresa têxtil, a potência instalada de 100 kW equivale a uma redução de 30% nos custos com a electricidade. A energia produzida equivale à quantidade necessária para abastecer 150 casas.
Com o fim das tarifas bonificadas e a redução dos preços da tecnologia fotovoltaica chegou a hora de investir em massa na produção da sua própria energia, integrando-a em edifícios já existentes e naqueles que vierem a ser construídos, admite João Nuno Serra.
Os painéis solares usados pela Enforce são produzidos em Portugal e, dependendo da dimensão da instalação, têm um custo que varia entre €1.500 e €2.000 euros por kW instalado.
Segundo João Nuno Serra, a Enforce está também a preparar novos contratos para instalar sistemas de auto-consumo em Portugal e na América Latina.