Endesa lança plataforma para agregar empreendedores, produtos e serviços energéticos eficientes



A Endesa lançou ontem a Endesa Energy Challenges, uma plataforma para agregar empreendedores, produtos e serviços energéticos eficientes que faz parte do modelo de inovação aberta da Endesa. De acordo com a empresa, o objectivo do evento consiste em desafiar as mentes mais brilhantes a encontrarem soluções que permitam transformar o modelo energético actual.

“O desenvolvimento de um novo modelo sustentável deve apresentar respostas concretas às necessidades mais próximas dos [nossos] clientes, de maneira a melhorar e a facilitar a vida do dia-a-dia. Em todo este processo de mudança, os consumidores têm cada vez mais capacidade de actuação e decisão”, explica a Endesa em comunicado.

Os dois primeiros desafios da plataforma são o Endesa Datathon e o Endesa Hackathon. O primeiro é um concurso de inovação pioneiro no sector energético, orientado para o desenvolvimento de aplicações, modelos de negócio ou propostas que passem valor para os clientes da Endesa. Está orientado para o mercado espanhol, baseando-se na análise de milhões de dados anónimos de utilizadores, através das leituras horárias.

Para tal, serão colocados à disposição dos interessados, de forma agregada e anónima, uma amostra dos milhões de dados obtidos nestas leituras de consumo eléctrico e ferramentas de análise avançada.

O período de recepção de propostas abre no próximo dia 2 de Novembro e decorre até ao final do ano de 2015. No início de Fevereiro de 2016 serão seleccionadas as 50 melhores, com as quais a Endesa irá trabalhar durante os três meses seguintes, na segunda fase.

Durante este tempo serão agendados encontros em colaboração com a Google Campus Madrid, nos quais os participantes poderão contactar com importantes convidados e recolher informação adicional. Em Maio serão eleitos os três vencedores e em Junho serão entregues os prémios.

Endesa Hackathon

Durante dois dias, programadores, empreendedores e designers vão trabalhar no desenvolvimento de soluções inovadoras, que permitam que diferentes perfis de clientes optimizem a utilização de energia. A convocatória para o Endesa Hackathon será feita no dia 15 de Outubro, através da plataforma Endesa Energy Challenger. A partir desse dia, iniciar-se-á um processo de recepção e serão seleccionados 40 participantes que competirão em Madrid, entre os dias 27 e 28 de Novembro.

Este primeiro Hackathon da Endesa irá contar com a presença de especialistas internacionais, que coordenarão os trabalhos de acordo com as mais recentes metodologias de inovação, como o Design Thinking, ajudando, deste modo, a que o cliente se converta no centro das preocupações das mentes mais inovadoras.

O Design Thinking é uma disciplina de inovação que ajusta as necessidades das pessoas àquilo que é tecnologicamente concretizável, e com a qual uma estratégia viável de negócios pode converter-se em valor e uma oportunidade para o mercado.

A entregas de prémios do Endesa Energy Challenger está prevista para Junho de 2016.

Foto: Matthias Ripp / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...