Energia: Portugal consumiu 27% de energias renováveis em 2015

Em 2015, Portugal manteve o seu consumo energético proveniente de fontes renováveis na ordem dos 27%. Um bom resultado, tendo em conta que a União Europeia no seu conjunto não passou a barreira dos 16,4% no que diz respeito ao uso de energias renováveis.

Os dados hoje divulgados pela Comissão Europeia mostram que, desde 2013, Portugal tem revelado um aumento constante na quota de energia oriunda de fontes renováveis, apresentado neste momento valores de 25,7% do consumo final bruto de energia. Uma boa notícia já que Portugal tinha definido como meta chegar a 2020 com pelo menos 20% de consumo em fontes renováveis.

O relatório da Comissão Europeia relembra ainda que há muito trabalho a fazer no campo energético, nomeadamente ao nível das interligações energéticas. Para esta instituição é necessário apostar no reforço das interconexões de electricidade e de gás, com a construção das ligações entre Portugal e Espanha e o resto da Europa, via França, a ser um factor determinante.

Para Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, o pacote energético apresentado por Bruxelas “dá a Portugal a certeza de que o caminho traçado até agora, de aposta nas energias renováveis, de aposta na energia nacional, é o caminho correcto”.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php