Energia renovável: abundam os projetos mas não há capacidade para ligar tantas centrais aos clientes
Portugal está a assistir a uma explosão nos pedidos para construção de novas centrais de energia solar. Isto seria muito positivo não fosse o facto de não haver capacidade para transportar essa energia até à casa dos Portugueses.
O presidente da APREN – Associação de Energias Renováveis, diz que os pedidos que a Direção Geral de Energia e Geologia tem neste momento em mãos são demasiados para a capacidade da rede. Em declarações à TSF, António Sá da Costa diz que as coisas estão a ser feitas ao contrário, e que as centrais deveriam ser construídas onde há disponibilidade de pontos de ligação e depois de reforçar a rede; e não antes.
Renováveis continuam a crescer
Este é um problema que pode vir a limitar a capacidade do país em transitar para um modelo de produção de energia limpa, que nos coloque no caminho certo no que toca à descarbonização e aos compromissos assumidos com o Acordo de Paris.
Os mais recentes dados de produção de energia elétrica dão conta que, em outubro, a produção de energia renovável abasteceu 45% das necessidades do país. E apesar de a fraca pluviosidade ter limitado as hidroelétricas, outubro foi um mês positivo no que toca à produção eólica.
Desde o início do ano, as fontes de energia renovável foram responsáveis por abastecer 52% do consumo nacional.