Engenheiro português cria calças de ganga mais saudáveis (com FOTOS)

As jeans que melhoram a sua saúde

Quando o engenheiro de têxteis Miguel Carvalho se tornou professor convidado do MIT, nos Estados Unidos, conheceu Elazer Edelman, médico cardiologista, director de Centro de Engenharia Biomédica do MIT e director do Centro de Ciências da Saúde e Tecnologia da Harvard Medical School.

Juntos, passaram os anos seguintes nos laboratórios científicos destas universidades a estudar engenharia têxtil e anatomia e desta parceria inusitada nasceu a FYT Jeans, uma marca que pretende reinventar o mundo das calças de ganga, adaptando-se ao movimento e reduzindo a pressão e temperatura quando nos sentamos. Assim, acreditam os inovadores, as calças eliminam riscos de saúde e aumentam o conforto.

Miguel Carvalho e Edelman usaram scanners 3D, imagens termográficas e sensores termodinâmicos para medir tensão, pressão e temperatura com diferentes posições do corpo.

A partir desta informação, desenvolveram umas calças de ganga que reduzem até 90% a compressão e minimizam a concentração localizada de temperatura e pressão. “Os FYT Jeans adaptam-se perfeitamente aos movimentos e características de cada corpo, sendo totalmente confortáveis sem sacrificar o estilo”, explicou o português Miguel Carvalho ao jornal Briefing.

Após vários protótipos desenvolvidos foram registadas as patentes para o design final dos modelos para homem e mulher, na Europa e nos EUA. Agora, o projecto procura financiamento no Kickstarter.

“Neste momento estamos focados em angariar financiamentos no Kickstarter para começar a produção. Só na Europa, cerca de 400 milhões de pares deste ícone da moda são vendidos todos os anos. Cada adulto tem, em média, cinco pares de jeans. As oportunidades são imensas”, afirmou Miguel Carvalho.

A startup está baseada em Cambridge, mas a produção será feita em Portugal. Antes do final do ano, os fundadores esperam começar a fazer as primeiras entregas. No Kickstarter, o objectivo é angariar €30.000 para financiar o arranque da produção destinada à Europa e aos EUA.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php