Engenheiro português cria dispositivo híbrido para a produção de energia eólica e solar (com FOTOS)
Pedro Ruão, engenheiro de materiais, desenvolveu um gerador de energia inovador a nível mundial, uma vez que possibilita a produção de energia solar e eólica.
O sistema, baptizado de Omniflow, consiste numa turbina omnidireccional imóvel, de baixo impacto visual, que capta o vento e o sol em todas as direcções, o que permite produzir energia através do vento ou da luz solar, ou de ambos em simultâneo, através de um processo combinado para consumo próprio ou de microgeração ao alimentar a rede eléctrica
O Omniflow permite reduzir, em média, 80% do valor factura eléctrica doméstica de uma casa tradicional ou 100% numa casa inteligente.
Este sistema está no mercado desde Setembro de 2013 e conta com uma carteira de clientes quase 100% internacional, de países como o Brasil, Estados Unidos e França.
O sistema omnidireccional desenvolvido por Pedro Ruão pode ser instalado em locais urbanos, como telhados de prédios ou ao nível térreo, sem causar problemas de ruído.
O projecto do engenheiro português foi esta semana distinguido com o prémio da Fundação Altran para a inovação em Portugal.
[nggallery id=71 template=greensavers]