Enguia rara encontrada num lago da China (com FOTOS)



Uma criatura que parece saída dos mais incríveis imaginários de ficção científica foi encontrada num lago na China. A rara enguia roxa é contudo muito menos violenta do que as dos filmes e alimenta-se de crustáceos, em vez de seres humanos.

O peixe foi descoberto no lago Taihu, em Yixing, na Província de Jiangsu – habitat invulgar para um ser que já foi encontrado em águas costeiras, estuários e rios. É anfídromo e migra regularmente entre águas doces e salgadas mas, ao contrário de animais semelhantes, as suas viagens não são essenciais como parte de um ritual de reprodução.

Uma criatura anfídroma reproduz-se em água doce, mas passa também um período de tempo, geralmente alguns meses, a alimentar-se e a crescer no mar. De seguida, regressa à água doce – dedica-se a um período adicional de alimentação e crescimento e acaba por aí se reproduzir. Ao longo da vida, esta criatura pode assim percorrer mais de 100 Km, nas suas jornadas cíclicas e previsíveis.

Este peixe admirável consegue ainda sobreviver fora de água por um tempo considerável, enchendo de ar as câmaras brônquicas. Pode atingir até 30 centímetros de comprimento e alimenta-se de uma série de crustáceos, pequenos peixes e pequenos invertebrados.

A espécie é predominante em águas costeiras e estuários em ilhas do leste de África, da Índia e da Austrália. Também já foi vista no Japão, no Bangladesh, na Nova Guiné e na Nova Caledónia. Talvez devido à sua aparência assustadora, o animal ainda não é amplamente capturado e comido.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...