Entrevista Holy Ranaivozanany: “Os países podem aproveitar a tecnologia para acelerar o progresso ambiental”



Em entrevista ao Green Savers, Holy Ranaivozanany, Head of Global Corporate Social Responsibility da Huawei, explica que a sustentabilidade é uma das principais áreas de investimento da fabricante chinesa.

Para Holy Ranaivozanan, a inovação e a colaboração são consideradas vitais na resposta aos desafios da sustentabilidade ambiental e há muito a ser feito. Até porque a tecnologia por si só não resolve nada. Há que “dar um passo de cada vez, mas juntos podemos acelerar a mudança”.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são estratégicos para uma empresa tecnológica, como a Huawei?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma estrutura que suporta as nossas próprias orientações estratégicas não só no âmbito da inclusão digital, da segurança e fiabilidade, mas também quanto à proteção ambiental e à preservação de um ecossistema saudável e harmonioso. A Huawei desenvolveu o benchmark ICT SDG – agora na sua terceira edição – para monitorizar o progresso internacional e entender a correlação entre o acesso à tecnologia e a conquista dos ODS. A nossa investigação encontrou uma correlação entre o progresso das TIC e dos ODS em até 86%, o que demonstra que a tecnologia das TIC é um dos mais importantes indicadores para avaliar o desenvolvimento sustentável e acelerar o progresso.

Quais os principais desafios para uma tecnológica em relação aos ODS?

Os ODS são muito vastos e é para nós fundamental identificar aqueles através dos quais podemos causar o maior impacto. De acordo com a análise que desenvolvemos no nosso benchmark ICT SDG, concluímos que as TIC podem fazer a diferença em áreas-chave no âmbito do ODS 4 (Educação de Qualidade), do ODS 3 (Saúde de Qualidade), do ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e do ODS 5 (Igualdade do Género). Ou seja, é essencial ter uma abordagem mais focada e investir em colaboração e inovação para enfrentar estes desafios específicos.

Como é que os países podem aproveitar a tecnologia digital para acelerar o seu progresso?

A infraestrutura de TIC é, de facto, um facilitador essencial do desenvolvimento sustentável – tão importante quanto estradas e redes energéticas. Os países podem aproveitar a tecnologia digital para acelerar o seu progresso social, económico e ambiental. No entanto, tal não pode acontecer de forma isolada – precisamos de uma colaboração mais forte entre todas as partes interessadas, incluindo políticas que incentivem o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais inovadoras. Isto tendo em conta que, hoje em dia, metade da população do mundo ainda está offline e não pode participar de maneira significativa na economia digital. Portanto, o fosso digital continua a ser um desafio, e a lacuna de habilitações digitais é uma das principais prioridades que precisam de ser abordadas.

A tecnologia pode ser aliada do desenvolvimento sustentável?

As TIC são facilitadoras da sustentabilidade, essencialmente porque aumentam o acesso a informações e serviços, a conectividade entre pessoas e organizações, bem como a produtividade e a eficiência dos recursos. Por exemplo, a tecnologia torna a educação mais acessível e eficiente, pois podemos disponibilizar recursos educacionais mais robustos e mais amplos on-line (eLearning). Relativamente à assistência médica, a tecnologia permite que os serviços médicos estejam disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento, para que os problemas de saúde possam ser imediatamente tratados ou mesmo prevenidos por completo, assim melhorando a assistência médica a grupos com maiores carências sociais e económicas. A conexão de hospitais e clínicas a plataformas digitais de assistência médica também ajuda a disponibilizar às populações localizadas em áreas remotas igual acesso aos serviços de assistência médica. Em conjunto com outras organizações e parceiros, a tecnologia também pode ajudar a conservar recursos naturais, proteger espécies ameaçadas e prevenir desastres naturais. A título de exemplo, posso desde já adiantar que a Huawei trabalha com o Rainforest Connection para, através da tecnologia de Inteligência Artificial, proteger animais ameaçados fruto da extração ilegal de madeira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...