Entrevista: O prémio Escolha Sustentável “é um reconhecimento do mercado e da comunidade que estamos a fazer um bom trabalho”, Carlos Hipólito, Phenix



A Phenix é uma start-up de referência no combate ao desperdício alimentar, salvando cerca de 120.000 refeições diariamente, o que equivale a 60 toneladas de resíduos evitados. Através da sua app, a empresa permite que os comerciantes vendam a preços reduzidos os seus excedentes alimentares, contribuindo ativamente para a economia circular.

Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix, conversou com a Green Savers sobre a estratégia ESG da companhia, onde explicou as ações que a empresa tem desenvolvido no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social, que vão desde a redução ao desperdício alimentar à criação de consciência no público para este problema.

Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?

A nossa missão principal será sempre a de uma atuação impactante e efectiva na luta contra o desperdício alimentar. Como? Baseando a nossa atuação nos pilares da sustentabilidade:
Ambiental: redução do desperdício alimentar e consequentes emissões de CO2, e redução de resíduos resultantes da destruição de produtos.
Social: através da sensibilização social para esta problemática, da consciência de comunidade que criamos e das instituições e famílias que conseguimos ajudar ao mesmo tempo que evitamos o desperdício alimentar.
Financeira: através das ferramentas que fornecemos aos nossos parceiros que trazem eficiência de processos e ganhos financeiros.

Pode destacar-nos algumas ações desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social?

A Phenix Portugal tem-se destacado como referência no cenário nacional quando se trata de sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa tem desenvolvido diversas ações nesses âmbitos, contribuindo de forma significativa para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e ambientalmente responsável. Quando falamos de iniciativas, destacaria as seguintes:

Redução do Desperdício Alimentar: A Phenix Portugal tem como missão principal combater o desperdício alimentar. Através de parcerias com supermercados, produtores e outros estabelecimentos comerciais, a Phenix incentiva ao resgate de excedentes alimentares em fim de vida que de outra forma acabariam no lixo e facilita a redistribuição e reaproveitamento para instituições de caridade e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esta iniciativa não reduz apenas o desperdício, mas também contribui para a segurança alimentar da população mais necessitada.

Promoção da Economia Circular: Além de combater o desperdício alimentar, a Phenix Portugal promove a economia circular ao incentivar a reutilização e reciclagem de recursos. A empresa trabalha ativamente para minimizar o desperdício de materiais e evitar a criação resíduos resultantes da destruição de produtos, incentivando o re-aproveitamento e a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor.

Apoio a Iniciativas Locais: A Phenix Portugal está comprometida em apoiar iniciativas locais que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades onde atua. Através de parcerias com organizações não governamentais e outras entidades, a empresa promove projetos sociais e ambientais que têm um impacto positivo nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.

Criação de Consciência e Educação: Além de suas ações práticas, a Phenix Portugal também investe na sensibilização e educação do público sobre questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa promove campanhas de conscientização, workshops e eventos para criar awareness na comunidade e incentivar a adoção de comportamentos mais sustentáveis no dia a dia.

Transparência e Prestação de Contas: A Phenix Portugal preza pela transparência e prestação de contas em todas as suas atividades. A empresa divulga regularmente relatórios e métricas que acompanham o progresso de suas iniciativas sustentáveis e sociais, demonstrando seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua.

Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode imputar a vossa jornada futura?

Encaramos este prémio com bastante satisfação, porque é um reconhecimento do mercado e da comunidade que estamos a fazer um bom trabalho e que estamos no caminho certo. Ao mesmo tempo traz consigo a responsabilidade de estarmos á altura deste reconhecimento, de sermos cada vez melhores e de contribuirmos cada vez mais para devolvermos á comunidade este voto de confiança. A nossa jornada futura será inevitavelmente impactada, pois temos agora, ainda mais os “olhos” postos em nós e no trabalho desenvolvido por nós. Mas é uma “boa” pressão para termos no dia a dia.

Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.

Sem duvida que sim. A nossa atividade têm vindo a crescer exponencialmente e isso é uma consequência de um maior awareness das empresas, da disponibilização de mais ferramentas e da concretização de ideias e intenções. As coisas começam a sair do papel para o terreno e o tema da sustentabilidade é o tema do momento. E isto é importante, porque o caminho é longo, atribulado e a base da mudança reside na mudança de mentalidades e hábitos. Estamos muito longe da erradicação do desperdício alimentar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...