Entrevista: “O sucesso de uma empresa está cada vez mais ligado à sua estratégia na área da sustentabilidade” – Ricardo Martinho, IBM Portugal
De acordo com o estudo anual do IBM Institute for Business Value (IBV) Own your impact: Practical pathways to transformational sustainability, a sustentabilidade é cada vez mais uma prioridade nas empresas. Em entrevista à Green Savers, o Presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, falou sobre a crescente importância deste conceito nas empresas e sobre os principais resultados que esta análise apresenta. Como o próprio sublinha, “o sucesso de uma empresa está cada vez mais ligado à sua estratégia na área da sustentabilidade”.
De acordo com o estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), perto de metade dos CEOs consideram que a sustentabilidade é uma das principais prioridades das suas organizações. Houve, inclusive, um aumento de 37% com este pensamento, em relação a 2021. Esta será uma tendência em crescimento? Porquê?
A sustentabilidade é cada vez mais um tema premente na nossa sociedade e acredito que a incorporação de políticas que contribuam para o ambiente irá continuar dentro das empresas. Estamos a viver uma das épocas mais complexas de todos os tempos, com a guerra, inflação, escassez de talento e a pandemia, mas ainda assim, as empresas identificam a sustentabilidade como uma das suas principais prioridades.
As empresas estão sob pressão crescente por parte de reguladores, investidores e consumidores para avançarem para operações de negócio mais sustentáveis e socialmente responsáveis – e para demonstrarem essas medidas de forma robusta e verificável. Para tal precisam de apostar em soluções que tenham capacidade de transformar os dados em conhecimento preditivo que as ajudem a tomar decisões mais inteligentes e acionáveis. É um caminho que ainda estamos a percorrer, mas sem dúvida que tem sido muito positivo, com 95% dos CEOs a afirmar estar pelo menos numa fase piloto de implementação da sua estratégia de sustentabilidade.
No mesmo estudo, os representantes consideram este conceito ainda um desafio devido a várias dificuldades. Pode explicar quais são?
Se por um lado estamos todos mais conscientes da importância da sustentabilidade e do ambiente, por outro, continuam a existir dificuldades, com 51% dos CEOs a identificar esta área como um dos seus maiores desafios nos próximos dois a três anos – à frente da regulamentação (50%), risco cibernético (45%), infraestrutura tecnológica (41%) e disrupção na cadeia de abastecimento (38%).
As maiores dificuldades prendem-se com a pouca clareza do ROI e dos benefícios económicos, seguidos pela falta de insights a partir dos dados (44%) e pelas barreiras regulamentares (43%). 35% dos inquiridos também identifica barreiras tecnológicas para a implementação da sustentabilidade na sua organização.
Apenas 23% dos CEOs admitem estar a implementar a sua estratégia de sustentabilidade em toda a organização. O que justifica esta escolha?
A maioria das empresas tem iniciado este caminho com projetos-piloto ou iniciativas que visam apenas uma determinada área da empresa. Assim se explica que apenas 23% tenham efetivamente uma estratégia de sustentabilidade que englobe toda a organização.
Que importância tem a sustentabilidade para as empresas?
Hoje em dia, a sustentabilidade é um dos pilares de qualquer área de negócio. Seja qual for o setor, as empresas têm de mostrar aos seus parceiros e clientes que estão a contribuir de alguma forma para o bem-estar comum e ambiente. É cada vez mais uma exigência dos consumidores que sabemos estar cada vez mais disponíveis para pagarem um valor extra ao optarem por produtos ou serviços sustentáveis. Por este motivo, quase metade (48%) dos CEOs dizem que promover a sustentabilidade é uma das suas maiores prioridades nos próximos dois a três anos, sendo que cerca de 70% dizem estar diretamente envolvidos na definição da estratégia de sustentabilidade da sua organização. É, por isso, cada vez mais um tema de negócio e a gestão de topo está a liderar este processo.
Atualmente é imperativo adotar uma estratégia alinhada com a sustentabilidade para que uma empresa possa suceder?
Sim, acredito que o sucesso de uma empresa está cada vez mais ligado à sua estratégia na área da sustentabilidade. Aliás, esta é também uma crença partilhada por mais de 80% dos CEOs, que acreditam que os investimentos em sustentabilidade da sua empresa irão criar melhores resultados de negócio nos próximos cinco anos, sendo que quase metade dos CEOs (45%) dizem mesmo estar seguros de que a sustentabilidade irá acelerar o crescimento do seu negócio.