Entrevista: “Queremos estar ao lado dos pais ajudando-os a criar uma geração saudável num planeta saudável”, Cecília Silva, Expanscience



A Expanscience é um laboratório farmacêutico e de dermo-cosmético francês certificado pela B Corp que desenvolve e fabrica produtos inovadores, incluindo produtos de cuidados com a pele Mustela para bebés, crianças e mães. É o primeiro laboratório farmacêutico e de cosméticos, cuja contribuição para o desenvolvimento sustentável é reconhecida como exemplo pela avaliação do AFAQ 26000 desde 2013.

Em entrevista, Cecília Silva, Portugal CSR Impulser/Digital Business and Trade Marketing Manager da Expanscience fala-nos sobre a estratégia de sustentabilidade da empresa, assim como o impacto de serem galardoados com o prémio “Escolha Sustentável 2024”.

Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?

A Expanscience é uma empresa orientada para a missão. Com isto traçámos 4 objetivos sociais e ambientais associados à nossa missão, que são os principais eixos da nossa estratégia ESG. Conceber produtos e serviços úteis para o bem-estar, numa perspetiva ecossocial e cada vez mais inspirados na natureza e nos seres vivos; contribuir para alcançar os objetivos climáticos globais, bem como para a proteção e regeneração da biodiversidade; ajudar os nossos colaboradores a desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento e construir com eles uma empresa mais inclusiva e solidária e mobilizar as nossas comunidades e o nosso ecossistema para que, juntos, possamos construir modelos de negócio que tenham impacto positivo na sociedade, nas pessoas e no seu ambiente.

Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.

A Mustela definiu três grandes compromissos para 2030. O primeiro objetivo é alcançar “Zero Desperdício”, removendo ou reduzindo packaging, promovendo soluções multiusos ou formatos sólidos sem utilização de plástico; desenvolver packaging de reutilização, lançando formatos de recarga para o mercado ou toalhitas reutilizáveis em tecido e reintegrando plástico reciclado nas embalagens. Entre os avanços feitos até ao momento, destaco a remoção do plástico na Coleção Institucional de Malas e Cestas e utilização de cartão reciclado; o lançamento do Bálsamo Universal, um produto multiusos, para reforçar a hidratação da pele de toda a família; embalagens 100% RPET; a oferta de recarga do Gel Lavante da gama Mustela Bio e o formato sólido do produto Mustela Bio Champô Sólido. Na categoria da Muda da Fralda, onde há um grande impacto ambiental com a utilização de toalhetes, a Mustela inova e, para além do formato Eco, com toalhetes 100% algodão BIO, laváveis e reutilizáveis, tem no portefólio toalhetes, sem substâncias nocivas, sem plástico, biodegradáveis e compostáveis a nível doméstico.

O segundo compromisso é “Dar mais e Tirar Menos”, onde já alcançamos vários objetivos como ter o abacate, um dos principais ingredientes ativos das nossas fórmulas, proveniente de cadeia de upcycling, sendo aproveitado da cadeia alimentar; entre 2020 a 2021 conseguimos reduzir 152 toneladas de plástico e 65 toneladas de cartão; 100% das embalagens são recicláveis; 100% das formulações de limpeza são biodegradáveis e outro dado em destaque é que, em Portugal, desde início 2023, reduzimos em 28% o número de produtos manipulados em packs promocionais, o que equivale a menos 61274 unidades

O terceiro grande compromisso é estar “Ao lado dos pais” ajudando-os a criar uma geração saudável num planeta saudável. A Expanscience pretende incluir os pais na co-criação de todos os produtos de lançamento, como já feito com o Stelatopia Plus, o 1º produto com fórmula Bio para o cuidado da pele atópica de toda a família, da gama Stelatopia, onde participaram 100 famílias. Apoiar uma causa parental “Big Fight” sem fins comerciais: em Portugal estamos a trabalhar Saúde Mental Infantil em parceria com a ANF, Fundação do Gil e Associação ser Bebé. E educar os pais para uma utilização mais sustentável dos produtos para reduzir o seu impacto no planeta: criar ativações de reciclagem e sensibilização para um consumo saudável.

 

 Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?

A Mustela ser reconhecida como marca para Escolha Sustentável 2024 evidência que, a dedicação da empresa em promover práticas sustentáveis, bem como alinhar a estratégia em prol do bem-estar do homem e do planeta, vai ao encontro das expectativas dos consumidores.

Este prémio vem reforçar o compromisso continuo da marca Mustela em contribuir de forma positiva para o meio ambiente e é um incentivo para alcançar todos os objetivos propostos.

Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.

Como empresa BCorp, tenho conhecimento que existem várias marcas de dermocosmética, que partilham a mesma missão. Neste momento são mais de 60 empresas BCorp, da indústria de dermoscosmética, de 6 continentes e com marcas comercializadas em Portugal, que são membros da B Beauty Coligation. O Laboratório Expanscience foi uma das primeiras empresas a integrar e desenvolver este grupo, que tem como visão “beleza para o bem” Este grupo tem como objetivo desenvolver uma nova abordagem para a beleza que priorize os solos tanto quanto a pele, a natureza tanto quanto o natural e o impacto tanto quanto a eficácia. Estas empresas, colaboram entre si para partilhar conhecimento e melhores práticas, promover a pesquisa e inovação responsável e comunicar de forma consistente e clara, para oferecer benefícios verdadeiros aos clientes, comunidades e ambiente.

São empresas que cumprem os mais altos padrões de impacto social e ambiental, e que ao trabalharem em conjunto, podem não apenas melhorar os seus impactos positivos, mas também impulsionar as empresas do sector na direção de um futuro mais limpo, mais verde, mais justo e inclusivo.

A situação é urgente: o nosso planeta está a enfrentar desafios sem precedentes em termos de alterações climáticas e de preservação da própria vida. Face a esta realidade, mais do que nunca, as empresas fazem parte da solução e, para serem sustentáveis e úteis à sociedade precisam de se reinventar e desenhar novos caminhos em prol do bem-estar do planeta para as futuras gerações.

 





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