Eólicas não desvalorizam preço das casas
A instalação de eólicas junto às habitações não as desvaloriza, de acordo com um estudo norte-americano da LBNL (Lawrence Berkeley National Laboratory), mas há várias outras preocupações, mais subjectivas, que podem objectar à colocação de uma turbina de metal numa determinado localização.
De acordo com a LNBL, uma agência governamental norte-americana, é difícil perceber o impacto de colocar turbinas eólicas num local descrito como familiar e com paisagens valorizadas. Segundo estudos anteriores, realizados no Reino Unido, a avaliação de colocar eólicas num determinado sítio deve ser feita caso a caso. Se os avaliadores não conseguirem perceber o impacto destas instalações na vida selvagem e cultura do local, então não há forma de o avaliar.
O novo estudo pretende dar um pouco mais de rigor a esta avaliação, abordando a questão do valor das casas. Assim, a LBNL estudou a venda de 51.276 casas perto de turbinas eólicas, tendo os investigadores acrescentado vários modelos de outras influências no valor das casas – tendências do mercado e localização.
“Não encontrámos provas estatísticas de que as casas que se situam perto de turbinas eólicas sejam afectadas no período seguinte à construção [das turbinas] ou no próprio momento do anúncio da infra-estrutura”, explica o estudo.
O estudo da LBNL não avaliou ou analisou os impactos do valor da casa nas rejeições locais ou culturais às eólicas, ainda assim. Segundo a Reuters, o estudo pode ajudar a aumentar o planeamento e instalação de turbinas eólicas em países como o Reino Unido, onde um terço dos pedidos de instalação foram rejeitados desde o boom do sector – num total de 7.1 GW recusados e 13,6 GW aprovados.
Foto: Sob licença Creative Commons