EPAL disponibiliza gratuitamente o “waterbeep” junto dos clientes cegos



“Ciente da sua atividade para a qualidade de vida da sociedade em que se insere e visando contribuir para a inclusão”, a EPAL disponibiliza o serviço waterbeep gratuitamente junto dos clientes cegos para eliminar a necessidade de terem de comunicar a leitura do contador, passando a ser comunicada por este serviço inovador da EPAL, informa a entidade em comunicado.

Segundo a mesma fonte, este serviço compreende o envio dos dados de consumo de água através de telemetria, com registo automático das leituras reais.

Em complemento, a empresa implementou o aviso atempado de suspensões programadas no abastecimento, através do Contact Center, classificando os clientes cegos como sensíveis, o que levará a que todos os clientes sejam contactados telefonicamente pelo contact center sempre que vierem a existir faltas de água.

A parceria com o INR “permitiu conhecer algumas das dificuldades dos clientes cegos, nomeadamente, a comunicação da leitura do contador e o recebimento dos avisos de interrupções de abastecimento, que são colocados nas portas dos edifícios na cidade de Lisboa”, explica a EPAL.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito de um conjunto de medidas de Responsabilidade Social implementadas há mais de uma década. Desde 2006, a EPAL celebrou uma parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, para que que todos os clientes com deficiência visual pudessem receber a sua fatura da água em Braille.

Em 2019 implementou também o serviço “único e diferenciador” do SERVIIN – Portal do Cidadão Surdo, que permite à comunidade surda comunicar em Língua Gestual Portuguesa, com a EPAL, através de vídeochamada.

Adicionalmente, a EPAL tem mantido uma dinâmica de comunicação de conteúdos sobre o consumo sustentável de água da torneira e de educação ambiental em Braille, em Língua Gestual Portuguesa e ainda, em parceria com a APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga, em escrita pictográfica. Estas ações têm contado com o apoio técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com o acompanhamento de vários projetos e iniciativas.

Neste sentido, a EPAL está a implementar o serviço waterbeep nestes clientes que, a partir de agora, passam a beneficiar do automatismo de registo de leituras reais, permitindo-lhes acompanhar a evolução dos respetivos consumos de água, contribuindo para uma utilização mais eficiente deste recurso e evitando os acertos de contas.

No caso das suspensões de abastecimento programadas, a EPAL passou a classificar estes clientes como “Sensíveis”, para assegurar que recebem um aviso atempado por telefone em futuras faltas de água, podendo, assim, ativar medidas que minimizem impactos.

A empresas salienta o apoio determinante da ACAPO nesta iniciativa pioneira, entidade que está neste momento a divulgar este serviço pioneiro e gratuito em Braille e SMS a todos os seus sócios da cidade de Lisboa, com toda a informação, no sentido de a Epal posteriormente agendar a colocação dos equipamentos de telemetria nas suas habitações e garantir a sua adesão célere e cómoda.

Sublinha ainda que, sem qualquer divulgação formal do novo serviço, a EPAL já tem cerca de 15 interessados, número que acreditamos venha a subir substancialmente, pelo facto de se tratar de uma ferramenta inclusiva da maior utilidade e de existirem, em Portugal, mais de meio milhão de pessoas cegas ou com perda parcial de visão.

Caso pretendam aderir a este benefício, estes clientes poderão fazê-lo nas Lojas EPAL, na Av. da Liberdade, 24, ou na Loja do cidadão das Laranjeiras, ou através do e-mail mkt.epal@adp.pt. Saiba mais sobre o serviço em www.aquamatrix.pt/waterbeep/ “A EPAL evidencia, assim, mais uma vez, o seu compromisso com os valores de responsabilidade e inclusão social, disponibilizando serviços diferenciadores para quem mais precisa”, conclui a mesma fonte.





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