EPAL investe na construção da primeira ETA do mundo 100% autossustentável em energia

O Programa Zero do grupo Águas de Portugal arrancou a semana passada, e teve como inspiração o Programa 0% Energia da EPAL, que tem como objetivo atingir até 2025 a neutralidade energética.

A EPAL decidiu investir 5 milhões de euros na construção da primeira ETA do mundo 100% autossustentável em energia sem recurso a painéis fotovoltaicos. A central hidroelétrica da ETA da Asseiceira vai permitir produzir energia elétrica nas tubagens que transportam água potável para Lisboa.

O Programa de Neutralidade, está em curso com um investimento global de cerca de 70 milhões de euros, reforçando a sustentabilidade da EPAL nas suas operações.

Destacam-se diferentes investimentos no aumento de eficiência energética e de produção de energia, designadamente a mini hidroelétrica da ETA de Asseiceira (1.5 MW), e as centrais fotovoltaicas das Estações Elevatórias de Telheiras (0.5 MW) e do Parque das Nações (0.7 MW).

Até setembro serão lançadas também as centrais fotovoltaicas da Estação Elevatória de Amadora (1.5 MW) e a Estação Elevatória dos Olivais (0.6 MW).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...