EPAL reconhecida com dez prémios e distinções em 2022



Em 2022, a EPAL arrecadou dez prémios e distinções, entre os quais o Grande Prémio de Estratégia de responsabilidade Social e Sustentabilidade e quatro Menções Honrosas, atribuídos pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), o Grande Prémio APCE- Excelência em Comunicação na categoria “Surpreenda-nos”, os Selos de Qualidade para o Uso Eficiente da Água e Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água (ao consumidor) atribuídos pela ERSAR, e o prémio Transformação Digital, a que se junta o galardão “Água e Cidades Sustentáveis” dos prémios Verdes da revista Visão.

Todos os trabalhos distinguidos visam sensibilizar e promover as boas práticas rumo à sustentabilidade ambiental, princípios que sempre orientam as iniciativas da EPAL dirigidas à comunidade, com o foco no Valor da Água e o seu papel verdadeiramente essencial na vida de todos nós.

São já 34 os prémios que nos últimos seis anos foram atribuídos à EPAL. “O que representa o reconhecimento da dedicação de todos os trabalhadores e trabalhadoras demonstrando que a empresa lidera no setor da água as temáticas da sustentabilidade e defesa do ambiente”, refere Marcos Sá, diretor de Comunicação da EPAL.

A APEE entregou à EPAL o “Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade” e também as menções honrosas aos seguintes projetos nas categorias:

COMUNIDADE

Nesta categoria foi reconhecido o projeto “EPAL Liga-se a causas que têm de ser de todos”, que resulta de uma parceria pioneira com a FUNDAÇÃO LIGA, entidade que se dedica a habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais através de programas e serviços em diversas áreas, nomeadamente, a Casa das Artes, onde os utentes desenvolvem trabalhos em barro e cerâmica. O desafio lançado foi a criação de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às Entidades aderentes à campanha da EPAL para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.

COMUNICAÇÃO

Esta distinção foi atribuída ao projeto “Impacto das Redes Sociais”, pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a empresa promove os projetos mais relevantes, com campanhas específicas que sensibilizam a comunidade para a urgência da proteção do Ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira.

ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A menção honrosa nesta categoria foi para a iniciativa “Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de Trabalhadores de ambas as empresas, assim como, à população em geral. Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental  da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.

Sendo um exemplo já premiado pelo ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e  Saneamento organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, pela capacidade que a EPAL teve de trabalhar e desenvolver projetos de enorme valor ambiental com as quatros principais ONGA do nosso País, atribuindo projetos diferentes e não conflituantes com cada uma delas, dentro daquilo que é a sua principal marca de atuação na comunidade.

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS

A última menção honrosa atribuída pela APEE à EPAL visou o projeto “Chefes Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental.

O tema central deste projeto foi o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.

GRANDE PRÉMIO APCE EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

A Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE) distinguiu no Grande Prémio APCE- Excelência em Comunicação na categoria “Surpreenda-nos”, a campanha “Aqui bebo Água da Torneira”, uma iniciativa inédita desenvolvida em parceria com a Zomato que levou os restaurantes de Lisboa a disponibilizarem, de forma gratuita, água da torneira aos seus clientes. Iniciativa desenvolvida para a promoção da economia circular e de boas práticas ambientais que contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal, da ZERO e da Lisboa E-Nova.

“Pensemos no ato de beber água da torneira. Aparentemente, é um gesto simples, mas com um enorme impacto na defesa do Ambiente, evitando o recurso desnecessário ao plástico de uso único e proporcionando a possibilidade de bebermos uma água de excelente qualidade. Recorde-se que a água fornecida pela EPAL é sujeita a mais de 300 mil análises por ano (em Lisboa), e o produto alimentar mais controlado em Portugal”, sublinha Marcos Sá, director de Comunicação da EPAL.

Segundo a mesma fonte, esta iniciativa arrancou no início de 2020, ano em que Lisboa foi a Capital Verde Europeia, e foi desenhada em parceria com a Zomato, uma aplicação móvel que disponibiliza informação relativa a mais de um milhão de restaurantes, em 24 países, levando os seus utilizadores à descoberta de detalhes como menus, fotos, coordenadas GPS e, ainda, outras informações de interesse geral.

Todos os restaurantes que abraçaram esta causa e integraram a coleção, firmando, desta forma, um compromisso com o Ambiente, passaram a dispor de jarros da EPAL – peças de vidro que, à semelhança de todas as suas peças, são de produção nacional (Depósito da Marinha Grande) – e de um conjunto de materiais promocionais “Aqui bebo água da torneira”. A coleção arrancou com mais de 30 restaurantes que, desde logo, se posicionaram como promotores de práticas sustentáveis, capitalizando, assim, a atenção de potenciais clientes.

SELOS QUALIDADE DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO E USO EFICIENTE DA ÁGUA

ERSAR distingue a EPAL pela Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água (ao consumidor) e Uso Eficiente da Água tendo-lhe sido entregues os respetivos Selos.

Os Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2022 (Vertente Água), são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, e visam distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano 2021, se destacaram pelo seu bom desempenho.

PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL  2022

Organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), o Prémio Transformação Digital que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, promovendo uma sociedade mais digital, foi atribuído à  WONEApp, na categoria Eficácia/Eficiência das Organizações.

A WONEApp é uma aplicação desenvolvida internamente pela EPAL com o objetivo de conferir maior rapidez e simplicidade à execução das tarefas inerentes à localização de perdas em sistemas de abastecimento proporcionando  às equipas efetuar a gestão das atividades em mobilidade, incluindo a comunicação de roturas que são automaticamente encaminhadas para as áreas de Gestão de Perdas, Manutenção e Comercial bem  como o acompanhamento do ciclo de vida das respetivas ordens de trabalho de reparação.

Esta solução é uma mais valia para a EPAL, AdVT, para as 14 entidades gestoras clientes do WONE® e todos os futuros utilizadores desta ferramenta de controlo e gestão de perdas, ao nível da manutenção e gestão de avarias em redes de abastecimento.

PRÉMIO REVISTA VISÃO

O prémio verde da Visão/Grupo AdP, foi atribuído na categoria Sustentabilidade ao projeto da CML/EPAL/GEOTA com o projeto “Rede de bebedouros da cidade de Lisboa”, lançado no ano da Lisboa Capital Verde.

Projeto este que foi liderado pela EPAL e que consistiu na criação de um bebedouro inclusivo e também amigo dos animais, com refill de garrafas reutilizáveis e taças para os animais, localizados em cerca de 200 pontos de grande concentração de pessoas, promovendo o consumo sustentável, a redução de produção de plástico e a mitigação dos impactos das alterações climáticas.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...