Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local
No dia 11 de janeiro a Epson Ibérica participou numa ação de reflorestação que se realizou no Baldio do Casal Ventoso, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa da marca “integra o seu plano anual de atividades e e tem como objetivo contribuir positivamente para a pegada ecológica do Aspiring Geoparque do Oeste, território em que o Baldio do Casal Ventoso está inserido, como forma de celebrar a parceria recentemente estabelecida entre a AGEO (Associação Geoparque Oeste) e a Epson Ibérica”.
No total, a Epson contribuiu com 500 árvores para a reflorestação, “com vista a aumentar a biodiversidade da região e a criar espaços verdes para a comunidade local”, sublinha a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa contou com o apoio da Quercus, Associação Ambientalista com a qual já realiza atividades há 3 anos, do Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. Estiveram também presentes diversos membros da equipa Epson Portugal, bem como a CSR Manager da Epson Ibérica, Pilar Codina, que se juntaram para apoiar a missão de plantação de espécies autóctones, como pinheiros mansos e pinheiros bravos.
“A Epson está fortemente ligada à sustentabilidade e promovemos estratégias que juntam clientes, parceiros e comunidades na luta por um mundo melhor e mais sustentável”, comenta Pilar Codina, CSR Manager da Epson para Portugal e Espanha. “O nosso objetivo é, sempre, chegarmos mais longe em conjunto. Estamos também, agora, mais comprometidos com os ODS das Nações Unidas, como a primeira companhia em receber a certificação de alinhamento da gestão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, conclui Pilar Codina.
A ação de reflorestação dividiu-se em duas sessões, de manhã e de tarde. Da parte da manhã plantaram-se 500 árvores (Pinheiro bravo e Pinheiro manso) onde estiveram envolvidos todos intervenientes, tendo a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal participado com duas turmas, uma do 2.º ano do Curso Profissional de Recursos Florestais e Ambientais e o Curso de Educação e Formação, Tipo III – Sapador Florestal. Da parte da tarde os alunos participaram de uma forma ativa na manutenção de um povoamento realizando a eliminação de espécies invasoras, nomeadamente, chorão da praia e acácias.
“Como parte da sua visão para 2050, a Epson tem como objetivo tornar-se negativa em termos de carbono e excluir a utilização de recursos subterrâneos. Até 2030 a empresa visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em linha com o cenário de 1,5°C do Acordo de Paris e no seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, conclui.