Equipa portuguesa cria móveis novos de madeira maciça a partir de monos (com FOTOS)



Imagina o mono de madeira maciça que tem lá em casa a transformar-se numa nova peça? Não se trata de o restaurar, mas de o usar para criar um móvel completamente novo – e distinto do original. É a dar nova vida a peças de mobiliário antigas e desperdiçadas que se dedica a portuguesa Oh! Ideias & Design.

O projecto surge da união de dois arquitectos com uma técnica de conservação e restauro. Apesar das suas áreas de formação, na Oh! todos comandam os “sete ofícios”. “Somos designers, carpinteiros, marceneiros, gráficos e comerciais – fazemos praticamente tudo, desde a recolha e selecção dos móveis ao seu tratamento e restauro”, revela Rui Bispo, um dos impulsionadores e arquitecto, ao Green Savers.

A vontade de seguir pelo caminho verde surgiu há cerca de quatro anos, quando o grupo foi a uma feira de artesanato urbano no Jardim da Estrela, em Lisboa. “Vimos em exposição móveis antigos submetidos a uma operação de restyling, com cores fortes e contemporâneas”, explica Rui. “Foi algo completamente novo para nós, contudo pensámos que, em vez de apenas fazer uma operação de cosmética aos móveis, seria mais interessante fazer peças de mobiliário completamente novas.”

Após alguma pesquisa, aperceberam-se que falar de reciclagem de mobiliário em Portugal para a maioria das pessoas e empresas se limitava ao restauro das peças ou a dar-lhes uma nova cor ou acabamento – e foi aqui que a Oh! se quis diferenciar.

Pelas mãos destes “faz tudo”, nasce um novo mobiliário que tem como matéria-prima móveis antigos – os monos que costumamos considerar lixo. A missão assenta, naturalmente, em pilares fundamentais para o planeta: a reciclagem e o reaproveitamento de desperdícios.

“No fundo, é servir o interesse público através da concepção e divulgação de vários produtos cuja matéria-prima é maioritariamente oriunda de uma área territorial próxima, evitando-se o transporte de longas distâncias”, acrescenta Rui.

Aqui, não existem duas peças iguais – os móveis originais e as madeiras disponíveis condicionam o design da peça final, sendo esta única no mundo. Na Oh! Ideias & Design também só são usados contraplacados e madeira maciça – aglomerados, MDF, folheados e outros derivados de madeira de fraca qualidade e durabilidade não entram na oficina.

A matéria-prima está nas ruas

Por incrível que pareça, a equipa consegue encontrar a maior parte da sua matéria-prima, madeira maciça, nas ruas – principalmente na zona da Parede, em Cascais, onde os três Gepetos residem. “No espaço de meio ano conseguimos obter a maior parte da matéria-prima necessária para conceber cinco peças de mobiliário.”

Segundo Rui, só o concelho de Cascais produz cerca de 1.103 toneladas de resíduos de madeira por ano. “Se partirmos do princípio que apenas 10% dessa madeira seria aproveitável, teríamos cerca de 110 toneladas por ano – que, para se ter uma ideia, permitiria a execução de cerca de 2.500 móveis aparadores com as dimensões de 200 x 44 x 52 cm”, diz ele.

Os planos da equipa passam por criar uma loja-oficina no concelho de Cascais, onde poderão fabricar as peças, expô-las e vendê-las. Workshops e sessões de esclarecimento também farão parte do projecto, numa lógica de associação da arte e do design à sustentabilidade ambiental.

A possibilidade de parcerias ou protocolos com entidades municipais, de forma a poderem aproveitar os desperdícios de madeira que são actualmente destruídos, também está em vista.

Os valores dos móveis até agora produzidos situam-se entre os €370 e os €650. “Queremos colocar as peças no mercado a um preço relativamente acessível à maioria das pessoas – não queremos ser uma marca que, por ostentar a bandeira da reciclagem e reutilização, tenha produtos inacessíveis à maioria das pessoas”, defende o arquitecto.

No futuro, o grupo pretende começar a trabalhar também com metal – reciclado, naturalmente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...