Equipamentos elétricos: projeto de recolha porta a porta abrange agora 13 freguesias de Lisboa
As Freguesias de Ajuda, Alcântara, Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Beato, Belém, Campolide, Marvila, Olivais, Parque das Nações e Santo António, vão agora poder solicitar a recolha dos seus equipamentos elétricos volumosos em fim de vida à Câmara Municipal de Lisboa (CML). Anteriormente, a iniciativa abrangia apenas três freguesias do município de Lisboa – Ajuda, Alcântara e Belém.
O projeto-piloto de recolha porta a porta de grandes eletrodomésticos iniciou em julho de 2021, através de uma parceria entre a CML e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos. Entre julho e novembro foram registadas 252 recolhas, que resultaram na recolha de cerca de 20 toneladas de equipamentos.
Os residentes nestas 13 freguesias podem solicitar a recolha dos equipamentos elétricos através do número 808 20 32 32 da Câmara, e a equipa de assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte, bem como o seu correcto encaminhamento para reciclagem.
“O pedido só pode ser feito se existir um grande equipamento eléctrico para recolha, mas confirmamos sempre se o munícipe tem outros equipamentos fora de uso, como pequenos electrodomésticos, lâmpadas ou pilhas para recolha, de forma a aproveitar sinergias. Também estamos a sinalizar equipamentos que ainda estão a funcionar para entregar a instituições promovendo a reutilização e aliando-a a uma causa social”, explica Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão.
O principal objetivo deste serviço é facilitar a recolha destes grandes eletrodomésticos, garantindo a sua reciclagem e impedindo a sua incorreta deposição na via pública.