Escócia será a maior produtora de energia de ondas do mundo



A Escócia detém 10% do potencial de energia das ondas da Europa e o país acaba de anunciar os seus planos para explorar este recurso, com a criação da maior extensão de ondas do mundo. Uma vez instalado, o sistema vai gerar 40 MW de energia verde – o suficiente para abastecer 30 mil casas por ano.

O projecto será desenvolvido pela Aquamarine Power, ao largo da costa de Lewis, e será composto por 50 dos dispositivos da empresa. Deve estar em funcionamento até 2018.

O dispositivo de energia das ondas da Aquamarine, designado Oyster, funciona por meio de uma aba articulada que se move juntamente com o movimento natural da ondulação marítima, gerando energia. Estes dispositivos serão colocados perto da costa noroeste do país, informa o Inhabitat.

A energia das ondas é, por vezes, desvalorizada em relação à do vento ou do sol – na verdade, mesmo a maior extensão beneficiária de ondas pode gerar menos energia do que as mais pequenas turbinas eólicas. O que engrandece este sistema é o facto de ele poder funcionar incansavelmente – mesmo quando o vento não sopra e o sol já se pôs.

A Escócia é de facto o local perfeito para tirar partido da ondulação. No Atlântico oriental, as suas águas são mesmo caracterizadas pelo movimento necessário para gerar uma produção constante de energia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...