Escola Missão Continente já impactou mais de 480 mil alunos e contribuiu para a luta contra o excesso de peso infantil



Projeto educativo da Missão Continente promove hábitos saudáveis, escolhas conscientes e circularidade responsável. Campanhas solidárias da plataforma de responsabilidade social do Continente angariaram em 2024 mais de 1,5 milhões de euros e apoiaram 750 instituições.

A Escola Missão Continente é o maior projeto educativo privado em Portugal. Organizado pela Missão Continente, tem o objetivo de sensibilizar e educar as comunidades escolares para hábitos saudáveis e sustentáveis.

O programa dirige-se a crianças em ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e aposta numa abordagem lúdico-pedagógica para inspirar as novas gerações a adotar comportamentos que promovam uma vida mais saudável e um futuro sustentável.

Segundo Nádia Reis, Diretora de Brand Responsibility do Continente, “na Escola Missão Continente ensinam-se comportamentos saudáveis de forma divertida, através de desafios anuais, atividades de curta duração e visitas de embaixadores às escolas, que envolvem também as famílias e ampliam o impacto para fora da sala de aula”.

O programa inclui ainda visitas às lojas Continente, onde são trabalhados temas como a importância do consumo de fruta e legumes, a leitura do semáforo nutricional, o combate ao desperdício alimentar e o estilo de vida ativo.

Impacto positivo nas gerações mais novas

Desde 2016, a Escola Missão Continente já impactou mais de 480 mil alunos em todo o país. “Trabalhamos três pilares fundamentais — alimentação saudável, escolhas conscientes e circularidade responsável — através de conteúdos desenvolvidos por especialistas e de visitas no terreno, em estreita colaboração com escolas e parceiros”, refere Nádia Reis.

Em parceria com o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, foi realizado o primeiro estudo de impacto do programa, que revelou resultados muito positivos.

“Nos primeiros três anos de acompanhamento verificámos uma diminuição do número de crianças com excesso de peso, o que é absolutamente gratificante. Além disso, registámos um aumento de 22,7% no consumo de fruta fresca, 19,6% em hortícolas e 15,1% em pescado. Os números falam por si”, sublinha a responsável.

Saúde, educação e novos concursos

A educação para a saúde e a promoção de melhores hábitos continuam a ser objetivos centrais da ação da Missão Continente. A Escola Missão Continente lançou recentemente o concurso nacional “Dá Mais Gosto ir à Escola”, que promove a reabilitação de espaços escolares ligados à alimentação saudável e a estilos de vida ativos.

“Este concurso vai premiar nove escolas em todo o território nacional, reforçando o impacto positivo junto das crianças e das suas comunidades”, explica Nádia Reis.

Campanhas de Natal e inclusão social

No âmbito da Inclusão Social, Nádia Reis destaca a Campanha de Natal da Missão Continente como um exemplo único de mobilização coletiva.

“É a maior campanha da Missão Continente ao longo do ano e envolve clientes, equipas e todo o universo Continente de forma mágica. Em 2024 conseguimos angariar mais de um milhão e meio de euros, apoiando mais de 750 instituições em todo o país”, afirma.

Balanço da responsabilidade social

Para a Diretora de Brand Responsibility do Continente, o percurso da Missão Continente reflete um compromisso de longo prazo.

“Respondemos diariamente a situações emergentes que as instituições nos colocam, mas ao mesmo tempo trabalhamos a prevenção, através da promoção de uma alimentação saudável e equilibrada. Esse é o maior desafio das empresas: atuar não só na minimização, mas sobretudo na prevenção”, defende.

Estratégia da MC para os próximos anos

A Missão Continente tem estruturado a sua estratégia de responsabilidade social e ambiental em quatro pilares fundamentais — Produtos, Planeta, Pessoas e Comunidades.

Por sua vez, a MC compromete-se a alcançar a neutralidade carbónica até 2040 e a reduzir em 51% as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações até 2032, face a 2022. Outras metas incluem a redução de 31% das emissões da cadeia de abastecimento e a diminuição em 50% do desperdício alimentar até 2028.

“Queremos promover uma transformação positiva do sistema alimentar, potenciar a oferta de produtos mais sustentáveis e apoiar comunidades locais, sempre guiados pelos princípios do desenvolvimento sustentável”, reforça Nádia Reis.

Missão Continente 2030

A nova estratégia da Missão Continente, apresentada no Relatório de Impacto 2024, define o horizonte até 2030 e tem como prioridade a alimentação equilibrada, a promoção de estilos de vida ativos e a saúde.

“Assumimos a alimentação como o nosso território de atuação para que, através da literacia alimentar, da ligação e da inclusão, possamos contribuir para a qualidade de vida das pessoas. O nosso compromisso é trabalhar para que no futuro tenhamos adultos mais conscientes e saudáveis”, conclui Nádia Reis.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...