Escultor cria figuras humanas para museu subaquático no México (com FOTOS)
O escultor britânico Jason deCaires Taylor, de 39 anos, revelou a sua mais recente colecção para o Museu Subaquático de Arte que co-fundou em 2009 ao largo da costa de Cancun, no México. As novas peças incluem bustos de pessoas em cimento pousadas entre algas no fundo do mar.
Feitas de cimento marinho preto com pH neutro, a maioria das peças são aumentadas por espinhos de aço inoxidável – estes, com o tempo, albergarão corais de cor amarela brilhante capazes de simular a presença de chamas.
“Tento usar o trabalho para destacar as enormes perdas que estamos a ter e como o nosso planeta azul está a mudar drasticamente”, explica deCaires Taylor. “As gerações futuras não vão ver o mesmo número de espécies e fantásticos recifes ancestrais.”
Uma das esculturas, denominada No Turning Back, faz alusão à perda de recifes de coral do Caribe. Outra das esculturas é uma figura angelical, de nome Ressurreição, que usa um coral roxo resgatado depois de ter sido deslocado do seu sistema de recife e danificado durante uma recente tempestade.
DeCaires Taylor tem agora 510 esculturas em exposição permanente no fundo do mar, embora estes sejam os seus últimos acréscimos ao museu, já que o artista se prepara para regressar à Europa. “Vou deixar o México, mas tenho aqui este legado que permitirá à minha filha voltar daqui a 20 anos e ainda cá estará”, disse ele.
O museu subaquático tem-se revelado um enorme sucesso – recebe 250 mil visitantes a cada ano. deCaires Taylor está a tentar garantir financiamento que lhe permita, eventualmente, proceder à inclusão de 8.000 figuras.