Espaço SMAS da Ribeira de Sintra promove festas de aniversário



A oportunidade dos mais pequenos comemorarem o aniversário através da realização de experiências lúdicas e interativas é o mais recente desafio do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos, revela a entidade em comunicado.

Segundo a mesma fonte, destinadas a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos (inclusive), as festas de aniversário, com a duração de duas horas e meia, “vão proporcionar o contacto com atividades de natureza científica, tecnológica e ambiental, para além de um momento de convívio num dia que se quer inesquecível”.

“Água vai, água vem”, “Poluição e as plantas”, “Chefes de Cozinha”, “Astronauta a bordo”, “Uma viagem ao espaço (planetário)”, “Robôs em marcha”, “Salvar o Planeta Terra” e “Paleontólogo por um dia” são as atividades a dinamizar, destinadas a grupos de 12 participantes, numa iniciativa que contempla, ainda, a visita guiada à área expositiva e lanche, acrescenta o comunicado.

Aprender as propriedades físicas da água ou ser paleontólogo por um dia, ou abordar as energias renováveis e conceitos associados à exploração do sistema solar/características dos planetas e constelações, sem esquecer a compostagem, a separação de biorresíduos e o combate ao desperdício alimentar, são algumas das temáticas que constam das atividades a realizar no âmbito das festas de aniversário no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), sublinha a mesma fonte.

As festas de aniversário podem decorrer de terça-feira a domingo, entre as 10h30 e as 13h00 e das 15h00 às 17h30, e implicam marcação prévia através do e-mail reservas@smas-sintra.pt, com um prazo mínimo de oito dias em relação à realização do evento.

Para além do momento de diversão e de aprendizagem, os participantes na festa de aniversário vão poder visitar a área expositiva, que tem patente, atualmente, as exposições “Debaixo D’Água” e “Cuidado! Invasoras Aquáticas”. Composta por um conjunto de pinturas, com recurso a técnicas de graffiti, “Debaixo D’Água” é uma mostra da autoria de Stephan.Arte e pretende retratar a Operação Recife, que consistiu em “afundar” 2500 carruagens do metropolitano de Nova Iorque e transformá-las em recifes artificiais com o objetivo de acolher diversas espécies marinhas. “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, por seu turno, é desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, e constitui uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA que pretende reduzir o impacto das espécies invasoras dos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha.

O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra mantém, ainda, a sua oferta de atividades de fim de semana, com sessões aos sábados e domingos. Após a dinamização de “O Gelo e o Clima” e “Compostagem”, Abril será dedicado à “Reutilização”, uma atividade que parte do pressuposto de que um produto ou material pode ganhar novas funções, apenas com um pouco de criatividade.

A mesma fonte recorda que, ainda este ano, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai dar lugar ao Museu da Água e Resíduos, um espaço museológico que se pretende afirmar como um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...