Espaço SMAS da Ribeira de Sintra recebe gravação de programa televisivo infanto-juvenil



O Espaço SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra) da Ribeira de Sintra foi palco da gravação do programa infantil “Descomplica”, que estreia este sábado (25 de março), pelas 11h00, na RTP2, revelou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, em exibição aos sábados de manhã, na programação infanto-juvenil do canal 2 da televisão pública, “Descomplica” é uma série de 20 programas, para crianças de 8-10 anos, que “pretende despertar a curiosidade para a ciência e abordar temas relevantes e as suas implicações no quotidiano dos mais pequenos”.

Da autoria de Andrea Basílio, Lígia Resende e Miguel Frazão, cada episódio será dedicado a uma temática, esclarecida através de experiências científicas que ajudarão os conceitos a tornarem-se compreensíveis, com a participação e o envolvimento de crianças. Na Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos), a gravação de alguns episódios, realizada recentemente, contou com a presença de alunos do Agrupamento de Escolas D. Carlos I (Sintra).

“Andamos a cuidar bem do nosso planeta?”, “A nossa memória é infinita?”, “Porque é que sentimos medo?”, “Afinal, o que é ser criativo?”, são algumas das questões que vão ser respondidas no programa, com a ajuda da apresentadora Vera Pimentel e de um boneco manipulado, o CACO, que prometem ainda desafiar os telespetadores a participarem em dois jogos interativos. “Se gostas de saber como funciona o mundo que te rodeia, o teu corpo e as emoções do dia a dia, junta-te à equipa ‘Descomplica’!”, é o desafio dos responsáveis do programa, a cargo da produtora “Dentro da Baleia”.

Respondendo ao desafio da produtora, os SMAS de Sintra cederam o espaço da Ribeira de Sintra para as gravações, “o que revela a notoriedade crescente do equipamento que, ainda este ano, vai acolher o Museu da Água e Resíduos, assumindo-se como um importante polo de educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, na área do ciclo urbano da água e resíduos, sensibilizando a comunidade em geral, mas particularmente a educativa, para os valores da defesa do património ambiental”, sublinha o comunicado.

A mesRecorde-se que o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra tem patente, até ao final de maio, as exposições “Debaixo D’Água”, da autoria de Stephan.Arte, um conjunto de pinturas, com recurso a técnicas de graffiti, que retrata a criação de recifes artificiais, e “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, e que constitui uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA. Neste último fim de semana de março, no âmbito das atividades lúdico-pedagógicas realizadas aos sábados e domingos, ainda estará em destaque a compostagem, com sessões às 11h00, 12h00, 15h00 e 16h00. A introdução ao conceito de compostagem e ficar a conhecer quais os resíduos que devem ser colocados num compostor e a forma de o fazer, para obter o melhor fertilizante para utilização agrícola ou em jardins, será o mote para estas atividades destinadas a toda a família.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...