Espanha: antiga estação ferroviária transformada em escritório (com FOTOS)
Na cidade mediterrânica de Alicante, Espanha, uma antiga estação ferroviária foi convertida num magnífico escritório para a Casa Mediterraneo. O arquitecto Manuel Ocana del Valle foi o escolhido para ajudar a instituição a equipar a estação com os espaços necessários para albergar de forma eficaz o seu programa. Esta nova sede é um excelente exemplo de como uma organização pode converter o antigo em algo actual e funcional.
O projecto é mais do que a típica melhoria de um edifício já existente – ele enfatiza a importância da preservação de forma adequada às exigências da instituição, mas num ângulo que homenageia a herança do edifício. Longe de qualquer grande intervenção modernista que se pudesse esperar, o arquitecto investiu numa renovação simples e sofisticada, que enfatiza as linhas arrojadas da antiga estação de comboios.
A equipa de design separou os espaços da estação de 3.100 m2 com pavilhões individuais mais pequenos que cercam uma sala maior de 1.500 m2. O grande salão, antes escuro e húmido, foi transformado num palco multicolorido, em constante mudança para eventos, festas e exposições.
Como o arquitecto descreve, “o tecto translúcido filtra a luz solar recebida que, após ser reflectida através de uma treliça de alumínio vibrante e circular, realça as velhas paredes e o chão, inundando o espaço e transformando-o num mar de sombras azuis”.
As melhorias feitas na estação ferroviária de Benalua aliam agora o design moderno à preservação cultural. Os pavilhões dentro da estação têm ventilação natural e são rodeados por vegetação, que cresce em vasos de cerâmica.
Numa altura em que os novos projectos de construção se querem sustentáveis, a nova Casa Mediterraneo é exemplo de como reutilizar edifícios abandonados para novos fins pode ser a solução.
Veja algumas das fotos do projecto e compare-as com a estação nos seus tempos mais antigos. Absolutamente fenomenal.