Espanha: o que se passa com as águas do rio Valira?

Esta quinta-feira as comunidades que vivem lado a lado com o Rio Valira, não ganharam para o susto quando acordaram e viram o rio que banha as suas terras pintado de verde garrido, quase fluorescente.

Nascido em Andorra e a desaguar na Catalunha, o rio Valira apresenta hoje uma cor verde completamente fora do comum. Sendo esta uma situação altamente invulgar, o receio reinava junto das populações locais, até ao momento em que as autoridades locais conseguiram identificar a origem do problema: o colorante não prejudicial ao meio ambiente e a humanos, biodegradável, que tinha sido usado no âmbito de umas análises de rotina ao rio Arinsal, que vai desaguar no rio Valira.

Estas análises à agua do rio Arinsal surgem no seguimento de vários casos de gastroenterite registados no ano passado em Barcelona. Depois de vários testes, as autoridades responsáveis descobriram que a fonte de contaminação havia sido o rio, sendo agora realizados testes periódicos para garantir que não há focos de perigo para as populações nas redondezas. Desta vez, e por motivos ainda por averiguar, o corante utilizado no teste acabou por correr rio abaixo alcançando mesmo o rio Valira.

Responsáveis das autoridades locais, já vieram tranquilizar a comunidade, garantido que este corante não constitui qualquer perigo para as populações, devendo desaparecer por completo nas próximas horas.

Foto: Comú Sant Julia/ via Twitter

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php