Espanha: pavilhão multiusos confunde-se com a paisagem



A empresa de arquitectura Jesus Torres Garcia criou um impressionante pavilhão multiusos que se mistura com a paisagem envolvente através de um design solar passivo e métodos de construção pouco convencionais. A estrutura tem um impacto mínimo no meio ambiente.

Localizado no sul de Espanha, o Non Program Pavilion distingue-se pelas paredes exteriores que atenuam a sua presença, ao mesmo tempo que dão a sensação de o edifício ser mais pequeno do que realmente é.

Aparentando uma tonalidade cor de terra, a parte de trás é revestida por painéis de madeira natural, enquanto a fachada principal é coberta por impressionantes painéis de vidro que reflectem a paisagem que o envolve. O resultado é o pavilhão parecer estar camuflado, projectando a imagem à sua volta.

“Eu adoro o facto do pavilhão realmente desaparecer na paisagem”, disse Garcia ao Gizmag. “Esse efeito camaleónico fascina-me mais do que eu esperava, é magnético.”

No que diz respeito ao contacto do edifício com o solo, Garcia diz tratar-se de um “conceito de raiz”. A estrutura está ligada ao chão por um único ponto de impacto central, o que limita o seu impacto sobre o solo. “Ao contrário dos edifícios tradicionais que incluem vários pontos de impacto isolados, o pavilhão emerge a partir de um ponto de raiz.”

Os vidros reflectores ajudam a afastar o calor nos dias mais quentes – reflectem 80% da energia do sol, diminuindo o efeito de estufa e limitando a quantidade de luz solar que entra no pavilhão.

O Non Program Pavilion será utilizado para eventos públicos, incluindo visitas escolares, conferências, reuniões, espectáculos e exposições.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...