Espanhol constrói – sozinho – catedral a partir de materiais desperdiçados (com FOTOS)
Esta extraordinária catedral, localizada num pacato bairro de Madrid, é feita a partir de materiais recuperados e tem aumentado constantemente de tamanho nos últimos 50 anos. Justo Martinez é o homem que tem vindo a trabalhar no empreendimento, desde que teve de abandonar uma ordem de monges por motivo de doença.
Martinez tem dedicado a vida a construir uma igreja, com o seu próprio dinheiro, no seu próprio terreno. A enorme estrutura é feita quase inteiramente de materiais locais que o homem recolhe e recupera. A catedral já atingiu os 40 metros de altura, faltando-lhe apenas alguns retoques finais – como o telhado, algumas janelas e as licenças.
Depois de abandonar a vida de agricultor para se tornar num monge beneditino, Martinez veio a padecer de tuberculose, o que o forçou a sair do mosteiro num estado muito debilitado. Prometeu a si mesmo que, caso sobrevivesse, faria erguer uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar, a quem rezou durante esse período. Vivo que está, tratou de cumprir com rigor a promessa.
O projecto é vagamente inspirado na basílica de São Pedro, embora Martinez não tenha criado qualquer desenho formal ou planos de engenharia. Apesar de só ter experiência no trabalho do campo, isso não o impediu de assumir um projecto tão desafiador. Este incorpora motivos encontrados em castelos, igrejas e até mesmo na Casa Branca.
Até agora, a catedral totaliza uma espantosa área de 743 m2. As muitas colunas de sustentação em cimento usam barris de óleo antigos. O tecto é adornado com imensas toneladas de telhas e tijolos recuperados – a maioria proveniente de fábricas de tijolos próximas. Os restantes materiais usados foram doados.
Nesta tarefa e missão, Martinez tem recebido alguma ajuda dos seus sobrinhos e de um assistente, revela o Inhabitat.
Apesar de o edifício não ter um projecto nem licenças, a cidade de Madrid tem tolerado a sua existência. Martinez prepara-se agora para consultar um arquitecto que aprove o projecto, de modo a que se possa tornar num local de culto, quando concluído.