Espanhola Dos Grados investe 90 ME em central solar fotovoltaica no Fundão

A empresa espanhola Dos Grados inaugurou ontem no Fundão uma central fotovoltaica com 190 mil painéis solares que ocupam 192 hectares e que representa um investimento de 90 milhões de euros.

Green Savers com Lusa

A empresa espanhola Dos Grados inaugurou ontem no Fundão uma central fotovoltaica com 190 mil painéis solares que ocupam 192 hectares e que representa um investimento de 90 milhões de euros.

Segundo Luis Palacios, o presidente executivo (CEO) da Dos Grados, a Central Solar Fotovoltaica do Fundão permite gerar energia renovável equivalente ao consumo anual de 61 mil casas e empresas e evita a emissão anual de 826 mil toneladas de dióxido de carbono.

“Este é um passo em direção a um futuro mais sustentável”, salientou o responsável da Dos Grados, que vincou que a primeira central solar da empresa a operar é uma fonte de energia limpa e considerou que os benefícios do empreendimento superam os impactos negativos.

Luis Palacios anunciou que a empresa está a estudar a possibilidade de alargar o investimento à energia eólica e ao armazenamento, “necessário para flexibilizar uma produção que é intermitente”.

No “futuro próximo” estão a ser equacionadas apostas relacionadas com consumo eletrointensivo, como plantas eletrolisadoras ou centros de dados, “para combinar o consumo eletrointensivo com a parte da geração renovável”.

O hidrogénio verde “pode ser um dos ativos sustentáveis eletrointensivos”, mas o diretor executivo disse que essa é uma possibilidade que está a ser avaliada e, para já, a Dos Grados vai focar-se “na hibridação”.

“Queremos ser pioneiros em soluções inovadoras”, realçou o responsável.

Com a central solar fotovoltaica a operar, foram criados dez postos de trabalho para fazer a manutenção do espaço.

Presente na cerimónia, a secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, elogiou um projeto que se destaca “pela relevância para a transição energética, mas também pelas vantagens que trazem para a economia e para as comunidades locais”.

A governante destacou a importância das energias renováveis para a descarbonização do país, referiu que essas fontes de energia representavam no ano passado 35% do consumo e que se pretende alcançar em 2030 os 51%, “um grande caminho a percorrer”.

“É muito bom vermos a vontade de criar valor no nosso território”, acrescentou a governante.

A central está instalada em terrenos, privados, nas freguesias de Alcaria, Pêro Viseu e Valverde e o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, enfatizou a assinatura de dois protocolos com vista à “mitigação de impactos”.

O município assinou com a Dos Grados um protocolo que contempla atividades agrícolas, silvícolas e pastoris nos terrenos, por exemplo com a exploração de raças autóctones que façam o pastoreio nos terrenos da central e a replantação da área.

Foi também rubricado um memorando de um projeto-piloto para a criação de um novo modelo de comunidades energéticas, para que, dentro de seis a sete meses, as populações residentes ou com empresas num raio de quatro quilómetros da central solar possam beneficiar de “energia a um preço mais sustentável” e exista uma “partilha justa”, acentuou Paulo Fernandes.

Além de Alcaria, Pêro Viseu e Valverde, está previsto serem abrangidas também a Fatela e parte da Zona Industrial do Fundão, que se encontram nesse raio da central fotovoltaica no concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.