Especialista em combustíveis diz que BP está a ter o seu “momento Kodak ou Blockbuster”



Na quarta-feira, a BP lançou o seu Outlook anual de energia, que prevê as tendências para os próximos 20 anos. Na edição deste ano, a multinacional britânica previu que os combustíveis fósseis serão responsáveis por 79% da energia global em 2035 – no Outlook do ano passado, este número chegou aos 81%. A BP diz ainda que o mercado do petróleo e gás natural crescerá mais rapidamente, nos próximos anos, que o do carvão.

Na verdade, a empresa britânica explica que todos os três combustíveis fósseis continuarão a crescer nas próximas duas décadas – e as renováveis serão responsáveis por meros 8% do bolo energético global em 2035.

“Ninguém consegue prever o futuro com certeza. Mas a BP utiliza um sistema de previsão que olha para as tendências actuais e faz a extrapolação para o futuro: crescimento populacional, PIB per capita e intensidade energética para projectar a procura de energia para cada país”, explicou Greg Muttitt, conselheiro sénior da Oil Change International, num artigo de opinião publicado no Business Green.

“O problema deste método é que ele assume que as tendências futuras são as mesmas que as actuais. E a história da mudança tecnológica está carregada de empresas agora defuntas que acreditaram piamente que haveria sempre uma enorme procura pelo seu produto. Como a Kodak e a Blockbuster”, continuou.

De acordo com Muttitt, a BP está a subvalorizar o crescimento das energias renováveis: as eólicas, energia solar e biomassa cresceram 17,4% por ano entre 2010 e 2014. “A BP prevê que esta taxa de crescimento desça para 10,5% por ano nos próximos cinco anos, e 6,6% na década seguinte”, explica.

No entanto, caso a tendência de crescimento das renováveis sem mantenha, elas atingiram a importância do petróleo dentro de 16 anos. “A certa altura, as taxas de crescimento irão diminuir. Mas há muitas razões para não partilhar a visão da BP de que esse decréscimo acontecerá agora”, concluiu.

Foto: Mike Mozart / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...