Especialistas debateram desafio do combate às alterações climáticas na conferência “Carbono Verde”
A conferência “Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono”, co-organizada pela Sonae Indústria e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Tecnológica, decorreu no passado dia 25 de Novembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e serviu para debater o combate às alterações climáticas.
Investigadores, profissionais da indústria e especialistas em ambiente e sustentabilidade centraram-se na diminuição das emissões de CO2, através do desenvolvimento de modelos e métodos de sequestro de dióxido de carbono, da análise do ciclo de vida dos materiais e a opção por produtos que privilegiem baixas emissões e que armazenem carbono ao longo do seu ciclo de vida.
A sustentabilidade das construções foi um dos temas centrais, tendo sido referido o interesse da criação de um “certificado de armazenamento de carbono” dos edifícios, que permita conhecer o seu impacto. A adopção de boas-práticas pelas empresas e pelos consumidores foi outro dos temas em debate, com particular destaque para a necessidade de aumento da reciclagem da madeira como prática económica e ambientalmente responsável.
Frank Werner, consultor especialista na análise do ciclo de vida da madeiras e dos materiais de construção e perito acreditado pela CEI-Bois para a análise de sustentabilidade de edifícios e EDP (Environmental Product Declarations), foi key note speaker, de acordo com o comunicado de imprensa. A ele juntaram-se nomes como Paulo Bessa, diretor de Sustentabilidade da Corticeira Amorim, Alberto Tavares, COO Península Ibérica da Sonae Indústria, e Pedro Ribeiro, consultor para a Certificação Ambiental de Edifícios Saudáveis, entre muitos outros.
O evento terminou com a entrega de prémios do projecto “Um bosque perto de si” às escolas participantes, uma iniciativa da responsabilidade da Ciência Viva, realizada no âmbito do Ano Internacional das Florestas.