Especialistas destacam necessidade de equilibrar custos e sustentabilidade na construção



O Diário Imobiliário promoveu, no Espaço Technal, no Prior Velho, a conferência “A Sustentabilidade encarece a construção?”, reunindo especialistas para debater os desafios e oportunidades da construção sustentável, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o evento contou com a participação de Aline Guerreiro, CEO e Founder do Portal da Construção Sustentável; Ricardo Gomes, Vice-Presidente da AICCOPN; Rui Garcia, Departamento de Qualidade e Sustentabilidade no grupo Garcia Garcia; Miguel Saraiva, Arquiteto e CEO da Saraiva + Associados; José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties e Nelson Lage, Presidente da ADENE, que partilharam perspetivas sobre o impacto da sustentabilidade nos custos da construção e a necessidade de uma resposta mais ágil e eficaz por parte dos programas de incentivo.

A sessão, moderada por Fernanda Pedro, Diretora do Diário Imobiliário, abordou os custos da construção sustentável, os desafios do licenciamento e a necessidade de uma resposta mais ágil e eficaz por parte dos programas de incentivo.

Para Rui Garcia, a sustentabilidade deve garantir que “um projeto responda às necessidades do presente sem comprometer o futuro”. Já Aline Guerreiro reforçou que “o ciclo de vida é o fator mais importante na análise da sustentabilidade, pois é ao longo do tempo que o consumidor obtém o retorno do investimento”.

Nelson Lage alertou para o impacto das novas regulamentações, sublinhando que “temos em mãos a diretiva europeia mais exigente de sempre em Portugal”. José Cardoso Botelho destacou as dificuldades do licenciamento, afirmando que “um dos custos mais pesados é a necessidade de alterar materiais previstos para compensar custos adicionais”.

Na perspetiva de Ricardo Gomes, a resposta aos desafios do setor precisa de melhorias significativas: “É fundamental ajustar o processo para garantir a capacidade de resposta. Caso contrário, as pessoas desacreditam no apoio dos programas, desmotivam-se e escolhem outras opções que acabam por prejudicar a sustentabilidade”.

Por sua vez, Miguel Saraiva destacou a evolução do setor da construção e a importância da educação na mudança de mentalidades: “Hoje constrói-se melhor do que há 30 ou 40 anos atrás. É essencial introduzir na educação o conceito de sustentabilidade, nomeadamente através do espaço público”.

O evento reafirmou a importância da colaboração entre os diversos agentes do setor para encontrar soluções economicamente viáveis e sustentáveis, num contexto de regulamentação crescente e desafios financeiros.

A conferência foi organizada pelo Diário Imobiliário, com o apoio institucional da AICCOPN e o patrocínio de empresas líderes como Garcia Garcia, AEG e Technal. A comunicação do evento foi assegurada pela Green Media.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...