Espécie criticamente ameaçada de rinoceronte dá as boas-vindas ao mais recente membro da família



Os rinocerotes-de-java (Rhinoceros sondaicus) são uma das espécies de rinocerontes mais ameaçadas do mundo e, segundo se sabe, apenas existem em meio selvagem no Parque Nacional de Ujung Kulon, na zona ocidental da ilha de Java, na Indonésia.

Por isso, está classificada com o estatuto de ‘Criticamente em Perigo’, restando somente cerca de 68 desses animais no planeta, e suspeita-se que, desse total, só 33% sejam indivíduos maturos, ou seja, capazes de reprodução.

No entanto, boas notícias para a conservação dessa espécie chegam precisamente da Indonésia. De acordo com o Ministério do Ambiente e Florestas desse país, foi avistada, no parque nacional, uma cria de rinoceronte-de-java, que os técnicos acreditam ter nascido algures no passado mês de fevereiro, mas só agora foi captada pelos dispositivos de fotoarmadilhagem que estão dispersos pela região.

De acordo com a informação divulgada, a cria, presumivelmente uma fêmea, foi filmada junto da progenitora, uma fêmea chamada Kasih com 12 anos de idade e que vai já na quarta cria.

“Este nascimento atesta o sucesso dos esforços da Indonésia para a conservação do rinoceronte-de-java”, afirma Satyawan Pudyatmoko, responsável de Conservação do Parque Nacional de Ujung Kulon.

Diz a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que tem essa espécie na sua Lista Vermelha, que a principal causa do declínio das populações de rinoceronte-de-java tem sido a caça, uma vez que o seu chifre (esta espécie tem apenas um) é muito procurado pelos mercados de medicina tradicional asiática.

Exemplar de rinoceronte-de-java exibido no Zoo de Londres, em 1874, capturado em Jacarta.
Foto: T.Dixon (The Zoological Society of London) / Wikimedia Commons

Além disso, a perda e degradação de habitat é também um fator de preocupação, sobretudo devido à expansão da presença humana em terras ocupadas por rinocerontes-de-java e à proliferação de espécies vegetais exóticas, como as palmeiras, que reduzem a disponibilidade de plantas de que o rinoceronte depende para se alimentar.

O rinoceronte-de-java é facilmente reconhecido pelas pregas de pele grossa que cobrem o seu corpo, criando o que parece uma espécie de armadura articulada. Em tempos ocorreu um pouco por todo o sudeste asiático, como no Bangladesh, na Tailândia, em Myanmar, no Vietname, no Camboja, na índia e no sul da China, mas a partir de meados do século XIX as populações começaram a sofrer um declínio acentuado, passando hoje a ocorrer apenas numa porção de uma ilha do arquipélago indonésio.

Esta semana, a Indonésia confirmou também o nascimento de uma cria de outra espécie de rinoceronte que está criticamente em perigo: o rinoceronte-de-sumatra, a mais pequena e mais peluda das cinco espécies de rinocerontes que ainda existem na Terra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...