Esperar em filas ajuda a melhorar a disciplina financeira



Ninguém gosta de estar à espera numa fila de supermercado ou dos correios, mas fique a saber que formar uma fila ordenada pode fazer-lhe bem. Segundo um novo estudo, quem sabe esperar em filas tem mais paciência, toma melhores decisões financeiras e experimenta uma maior recompensa no final.

Os cientistas descobriram que as pessoas que aguardam nas filas atribuem um valor mais elevado aos bens pelos quais esperam. Isto, por sua vez, torna-as mais pacientes, ao acreditarem que a sua compra valeu a pena.

O estudo da Universidade de Chicago apurou que, mesmo numa era de gratificação instantânea, as pessoas que ainda esperam nas filas por alguma coisa sentem que valeu a pena a espera.

Aqueles que esperam durante um período substancial de tempo atribuem um valor maior àquilo por que esperavam do que aqueles que receberam o mesmo muito tempo antes. Os resultados também mostram que aqueles que esperaram mais tempo ganharam paciência, mas também acabaram por tomar a melhor decisão.

“As pessoas tendem a valorizar mais as coisas no presente e desvalorizar o seu valor no futuro”, disse a investigadora Ayelet Fishbach. “Mas a minha pesquisa sugere que fazer as pessoas esperar para tomar uma decisão pode melhorar a sua paciência, pois o processo de espera faz com que esta pareça mais valiosa.”

Por detrás de tudo isto está um processo a que os psicólogos chamam de auto percepção – ficamos a saber o que queremos e preferimos ao avaliarmos o nosso próprio comportamento, da mesma forma que aprendemos sobre os outros ao observar as suas atitudes.

Os resultados dos testes realizados em três grupos de voluntários estão publicados no Journal of Organisational Behaviour and Human Decision Processes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...