Esta abelha gigante é quatro vezes maior do que uma abelha normal



“Foi de tirar o fôlego, ver este buldogue a voar”, comentou o naturalista Clay Bolt, citado num comunicado da organização ambientalista norte-americana Global Wildlife Conservation.

“Foi absolutamente deslumbrante ver este inseto que já não tínhamos a certeza se existia. Ver o quão bela e grande a espécie é na realidade e ouvir o som das suas asas gigantes a bater quando passou por mim foi simplesmente incrível”, acrescentou o naturalista

A abelha gigante — pode medir cerca de quatro centímetros de comprimento — foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, na ilha tropical indonésia de Bacan. A abelha fêmea foi descrita como “um inseto grande, parecido com uma vespa preta, com grandes mandíbulas como uma vaca-loura [escaravelho]”.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

A Lista Vermelha das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classifica as abelhas-gigantes-wallace como “vulneráveis”, não ameaçadas de extinção, notando que o habitat remoto torna o seu estudo difícil.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...