Está aberta a porta aos voos comerciais ecológicos: este é o primeiro avião eléctrico certificado pela Agência Europeia



Chama-se Velis Electro e, embora não seja a primeira aeronave capaz de voar com um motor elétrico, é a primeira com certificação oficial que cumpre os requisitos de segurança da União Europeia, dando o primeiro passo em direção ao futuro dos transportes aéreos não poluentes.

“Após quase duas décadas de intensa pesquisa e desenvolvimento de sete modelos de sucesso premiados desde 2007, a empresa Pipistrel fez um verdadeiro avanço na história da aviação”, disse Taja Boscarol, diretora de relações públicas da empresa que fabricou o avião.

O Velis Electro é um ultraleve de dois lugares, com apenas 6,47 metros de comprimento, uma extensão de asa de 10,71 metros e uma capacidade de carga de 172 quilos por 50 minutos de voo, a uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora.

Apesar das suas modestas dimensões, a certificação recebida em 10 de junho pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), a primeira de uma aeronave totalmente elétrica, representa um grande passo em direção ao transporte de ar limpo.

“Um primeiro passo para o uso comercial de aeronaves elétricas, necessário para viabilizar a aviação livre de emissões”, resume Ivo Boscarol, diretor da empresa que ele próprio fundou em 1989.

Boscarol diz que o Velis Electro não responde apenas aos mais altos níveis de segurança, mas os 60 decibéis máximos que produz tornam um terço mais silencioso que os aviões com motores de explosão.

E, é claro, não emite absolutamente nenhum gás de combustão.

A própria AESA considera que a certificação do Velis Electro representa “um marco importante na busca de aviação ambientalmente sustentável”.

Tanto assim é que Boscarol garante que possa ser comparado à aparência dos telemóveis.

“O Velis Electro pode ser comparado aos telemóveis de há vinte anos atrás, quando ainda não tinham cameras, conexão à Internet e qualquer um desses recursos fantásticos que hoje temos como certos. Naquela época, ninguém podia prever como seria o seu desenvolvimento futuro ”, explicou.

Por enquanto, o Velis Electro “oferece o máximo que pode ser alcançado com componentes de tecnologia elétrica atualmente acessíveis e certificáveis, e pode substituir aeronaves de motores de combustão em grande parte dos treinos para adquirir uma licença de piloto particular”, exemplifica.

O Velis Electro é alimentado por baterias com capacidade de 24,8 quilowatts-hora, com duas baterias, uma no nariz e outra na cauda do avião.

A recarga, usando painéis fotovoltaicos, dura no máximo duas horas.

O motor possui um sistema de refrigeração líquida, incluindo baterias, que durante a certificação provou ser resistente a falhas.

O motor elétrico de 57.6 KW MTOP (Kilowatt Maximun Take-Off Power) foi certificado pela EASA, pois a Pipistrel planeia vendê-lo também como um produto separado.

A Pipistrel concordou em fornecer 31 aeronaves deste modelo para clientes em sete países em 2020.

O preço do Velis Electro é de 175.000 euros, enquanto uma aeronave similar, mas com um motor de combustão, o Virus SW 121, também fabricado pela Pipistrel e certificado pela EASA, custa 169.500€.

A Pipistrel é uma das empresas de design e produção de aeronaves ultraleves mais avançadas do mundo.

O Taurus Electro, lançado em 2007, foi o primeiro veículo elétrico de dois lugares no mundo. Atualmente, a empresa produz e vende quatro modelos movidos a eletricidade.

No entanto, o Velis Electro é o primeiro a receber não apenas a aprovação de entidades nacionais, mas a certificação da AESA que permite a sua exploração comercial e não apenas o seu uso privado.





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