Esta casa de bambu pode ser montada em quatro horas



Na capital das Filipinas, Manila, a crise imobiliária e o excesso populacional (12 milhões de habitantes) foram os factores que inspiraram o engenheiro Earl Patrick Forlales, de 23 anos, a desenhar um projeto inovador. A ideia consiste em construir casas modulares de bambu, um material que é abundante nas Filipinas e que, além de ser barato, possui uma resistência semelhante ao aço.

Estas unidades habitacionais, chamadas de CUBO, são uma residência familiar. Terá as divisões normais de um apartamento mas prevê espaços flexíveis comuns para cuidar das crianças, atendimento médico e escritórios partilhados. A ideia é que os moradores paguem um aluguer muito baixo e trabalhem no próprio local. Segundo os cálculos do engenheiro, em apenas cinco anos o projeto já estaria pago com a renda paga pelos moradores – o que torna o CUBO ainda mais acessível e fácil de ser financiado.

Tecnologias sustentáveis

O material não é prejudicial à natureza, já que o bambu liberta 35% mais oxigénio do que as árvores e pode ser colhido anualmente sem causar a degradação do solo. O bambu utilizado é tratado e laminado, para que o seu ciclo de vida seja 10 vezes superior ao tradicional.

As casas também terão telhados inclinados para captar a água da chuva (que seria tratada e armazenada) e palafitas para prevenir danos durante a época das cheias. Com um custo estimado em cerca de 50 euros por metro quadrado, a construção da casa demora apenas quatro horas, já que as partes principais são pré-fabricadas e só precisam de ser unidas corretamente no lugar onde se tornarão moradia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...