Esta ciclovia usa energia solar para brilhar no escuro



Na cidade de Lidzbark Warminski, norte da Polónia, esse problema está a ser minimizado. O percurso desenhado para bicicletas e peões é azul e brilha no escuro (um pouco à semelhança deste modelo holandês).

A pista para ciclistas com 100 metros de comprimento está inteiramente revestida por milhares de cristais de fósforo e o caminho pedestre tem as margens adornadas com chips luminosos. Estas partículas sintéticas alimentam-se da energia do sol e emitem uma luz azul, cor inspirada nos lagos que compõem a paisagem envolvente, que se mantém activa durante mais de dez horas.

A nova ciclovia polaca não é a primeira a apresentar-se de azul na via pública. Antes já o artista Daan Roosegaarde tinha concebido um circuito brilhante nessa cor, em Nuenen, a cidade holandesa onde o famoso pintor Van Gogh viveu, a 100 km de Amesterdão.

De resto, os autores da nova pista polaca não escondem a sua fonte de inspiração, mas orgulham-se da inovação que introduziram: enquanto a ciclovia holandesa se alimenta a LED a que agora se inaugurou em Lidzbark Warminski não precisa de outra fonte de energia além do sol. Um importante upgrade em termos estritamente ambientais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...