Esta dieta alimentar ajuda as mulheres a viver com mais saúde
Sabe-se que as mulheres vivem mais anos do que os homens, mas isso não quer necessariamente dizer que vivam com melhor qualidade – estão associadas a taxas mais altas de doenças. Um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, sugere que uma dieta alimentar à base de alguns alimentos pode garantir que os anos extra que vivem, são vividos com mais saúde.
O truque está nos alimentos com carotenóides pigmentados, como por exemplo, a couve, espinafre, cenoura, tomate, pimentão, melancia e laranja. Estes vegetais e frutas contribuem para uma boa visão e capacidade cognitiva.
A explicação, segundo o autor Billy R. Hammond, reside na maneira como o corpo armazena as vitaminas e os minerais. Em média as mulheres têm mais gordura corporal, que retém as vitaminas e minerais, algo que é útil durante a gravidez mas que faz com que estes estejam menos disponíveis para a retina e o cérebro, aumentando o risco de doenças degenerativas.
“Os homens e as mulheres comem aproximadamente a mesma quantidade destes carotenóides, mas os requisitos para as mulheres são muito maiores”, refere o investigador. “Em parte, a ideia deste artigo é transmitir que as recomendações precisam de ser alteradas, para que as mulheres estejam cientes de que têm essas vulnerabilidades e que precisam de resolver proativamente, para que não tenham esses problemas mais tarde.”