A estrela do mar girassol tem mais braços do que qualquer outra (e está quase extinta)



Existem quase 2 mil espécies diferentes de estrelas do mar em todo o mundo, mas a estrela do mar girassol (Pycnopodia helianthoides) tem várias particularidades que fazem dela única no meio marinho.

O seu corpo tem cores vibrantes, que vão desde o laranja, ao vermelho e ao roxo, pode chegar a 1 metro de comprimento, sendo por isso a mais pesada e uma das maiores da classe Asteroidea.

Na sua juventude o animal tem apenas cinco braços, mas quando chega à fase adulta, pode chegar a ter 24 braços – é por isso, entre todas, a estrela do mar que tem mais braços. Neles encontram-se 15 mil pés ambulacrários, que permitem que se mova de um lugar para o outro. Distingue-se também por ser a mais rápida de todas as estrelas do mar, podendo deslocar-se numa distância de 50 centímetros em apenas 1 minuto.

Esta espécie habita no oceano Pacífico, entre o Alasca e San Diego, e a sua esperança média de vida varia entre os 3 e 5 anos. A sua alimentação passa por bivalves, crustáceos, gastrópodes e alguns peixes.

A estrela do mar girassol distingue-se dos restantes da sua classe por diversas razões, mas infelizmente é igual a muitos outros animais devido a uma característica: está ameaçada de extinção. A Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza caracteriza esta espécie como “criticamente em perigo”, devido ao declínio da sua população. As causas possíveis para este desfecho são as alterações climáticas, as doenças e a pesca.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...