Esta semana há uma chuva de estrelas na Madeira (e vai poder observá-la)
Se vive ou está de passagem na Região Autónoma da Madeira, prepare-se: esta sexta-feira vai poder observar uma chuva de estrelas. O fenómeno astronómico está “marcado” para a noite de 12 para 13 de agosto, e tudo o que precisa é de estar num local com pouca luminosidade.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC) e a Associação de Astronomia da Madeira, organizou uma atividade na Casa do Areeiro, no Funchal, no qual vai permitir à população observar a chuva das Perseidas.
As Perseidas são, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, “a chuva de meteoros mais impressionante e popular do ano, por terem uma alta taxa de meteoros e ocorrerem todos os anos no verão (no hemisfério norte) sob temperaturas agradáveis e noites estreladas. São provocadas pela passagem da Terra pelos fragmentos do cometa 109P / Swift-Tuttle, que foram deixados para trás aquando a sua passagem”.
Todos os anos a intensidade deste fenómeno varia e a sua visibilidade é influenciada pela Lua. Este ano, como o dia em que se dá a atividade máxima da chuva ocorre precisamente na fase de Lua Cheia, a observação tornar-se-á mais difícil – mas não impossível.
Caso não possa participar nesta sessão, pode sempre visualizar a chuva de Perseidas através do canal Sky Live, que irá transmitir tudo em direto, através da Ilha da Madeira e do Observatório del Roque de los Muchachos em La Palma, nas Ilhas Canárias.