Esta tinta é feita com pulmões de fumadores

Para a maioria dos fumadores, a mensagem de que os cigarros são nocivos e muitas vezes fatais para a saúde não é compreendida da melhor forma. Mas, e se essa mensagem fosse escrita em tinta feita com pulmões de fumadores? Foi exactamente a partir desta ideia que o governo da Tailândia lançou uma campanha de sensibilização antitabágica através da Thai Health Promotion Foundation.

“The Message from the Lungs” (“A Mensagem dos Pulmões”) – como se chama a campanha – conta, através de um vídeo que mostra uma tinta preta, que “esta não é uma tinta normal”, que esta “foi o trabalho de uma vida inteira” de alguém, “de um homem que passou 50 anos a fazer cada uma das gotas”, “ao fumar todos os dias”.

Para a elaboração da campanha, escreve o The Mirror, a organização de saúde colaborou com a Faculdade de Medicina da Universidade de Chalalongkorn para extrair a substância negra dos pulmões doados por fumadores que morreram. Posteriormente, a substância foi transformada em tinta.

A tinta foi depois embalada e distribuída em locais públicos. Artistas e calígrafos utilizaram-na para criar imagens e mensagens que urgem os fumadores a deixar de fumar.

O vídeo explica ainda que, na Tailândia, 9% dos fumadores quer deixar o vício, mas que a maioria não tem hipótese de o fazer uma vez que o corpo não dá sinais até ser tarde de mais.

A campanha tem surtido um grande efeito nos tailandeses e não é surpresa que os pedidos de ajuda que têm chegado a clínicas e hospitais para deixar de fumar tenham aumentado 500%.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...