Estado de Bahia com 73 municípios em estado de emergência devido aos incêndios

O Estado de Bahia, no Brasil, tem sido alvo na última semana de vários incêndios, nomeadamente no Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma área natural protegida no qual arderam cerca de 2 mil hectares.

No mesmo contexto, o governador de Bahia declarou o estado de emergência em 73 municípios do Estado, de forma a prevenir que os fogos se alastrem para outras regiões. Foram destacadas localidades como a Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico.

O Governo alerta que estão a ser postos em risco a fauna e a flora da região, “bem como as nascentes de vários rios de importantes bacias hidrográficas do Estado”.

A medida teve em consideração os avisos meteorológicos de ondas de calor e de baixa humidade relativa do ar emitidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A decisão visa “amenizar os impactos negativos na saúde da população, no meio ambiente e na economia local”, proibindo “a realização de quaisquer atividades capazes de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio nessas áreas” e autorizando “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.”

O ano de 2020 está a ser marcado pelos grandes incêndios no Brasil em que, entre janeiro e setembro, se registaram mais de 76 mil focos, o maior número desde 2010.

Em parceria com Agência Brasil.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...