Estados Unidos: ursos estão a atacar humanos que invadiram o seu habitat natural
Na Florida, Estados Unidos, os encontros entre ursos pardos e humanos estão a aumentar. Nos últimos meses, as autoridades registaram vários ataques de ursos a humanos e o mais recente aconteceu na última semana, tendo uma mulher ficado ferida gravemente na cabeça.
Contudo, os ursos não têm grande responsabilidade nestes ataques, já que esta região da Florida onde têm ocorrido os ataques é o seu habitat natural. Porém, o espaço tem sido invadido progressivamente pela urbanização e agora existem casas nas imediações da Floresta Nacional de Ocala, permitindo o contacto dos humanos com trilhos há muito estabelecidos pelos ursos.
Se no início da urbanização os ursos tinham medo dos humanos, agora parecem ter perdido o receio e os encontros são cada vez mais frequentes, refere a Reuters. As autoridades florestais têm tentado educar o público e indicar maneiras de evitar as interacções com os ursos. Um dos principais avisos é manter a comida e o lixo fora do alcance dos ursos, que são atraídos pelo cheiro.
“O facto de nos termos cruzado com tantos ursos que têm tão pouco receio dos humanos indica que estes animais estão bastante acostumados e recebem regularmente comida das pessoas”, indica Dave Telesco, coordenador do programa de ursos da região.
Nas últimas semanas as autoridades florestais foram obrigadas a abater cinco ursos na área, que pareciam ter perdido o medo dos humanos e eram um perigo para os moradores. “A nossa equipa dedica-se à conservação da vida e flora selvagem. Ter de abater estes ursos é uma decisão muito difícil, mas a escolha certa para assegurar a segurança pública”, afirma Telesco.