Estas são as marcas de maior confiança ambiental dos portugueses



As preocupações ambientais estão cada vez mais na ordem do dia para os consumidores, sendo um fator decisivo e de diferenciação no ato de compra. Por isso, desde 2009, a revista das Selecções do Reader’s Digest inclui no estudo Marcas de Confiança a opinião dos portugueses sobre a aposta das marcas nesta matéria. Este ano, no total, foram distinguidas 12 categorias pela sua política ambiental e de sustentabilidade social.

 A TOYOTA é a marca com práticas de responsabilidade social e ambiental em que os consumidores portugueses mais confiam, arrecadando 54% dos votos. Continente (6%), EDP (3%), Delta (3%) e Valorsul (2%) são as outras marcas a ocupar o TOP 5 das mais votadas de forma espontânea (método de pergunta aberta) na categoria Ambiente, do estudo Marcas de Confiança 2020 da Revista das Selecções do Reader’s Digest.

A Toyota lidera o ranking automóvel com mais de 50% dos votos e vê assim reconhecida a sua aposta na área ambiental, com o lançamento de diversos modelos mais amigos do ambiente, seguida da Mercedes e da Tesla (ambas com 6%). Na categoria Companhias Aéreas, a TAP é a mais votada, com 79% dos votos, tendo a Easyjet ficado em segundo lugar (7%) e a Rayanair em terceiro (6%).

Ainda no setor do turismo, na categoria Hotéis/ Eco-Resorts, os hotéis Pestana são o grande vencedor, com 35% dos votos, as Pousadas obtiveram 11% e o Eco-resort da Zambujeira do Mar, Z-MAR 10%.

A CARRIS alcançou o primeiro lugar na categoria de Transporte Urbano (64%), pelo terceiro ano consecutivo, o que vem premiar a aposta da empresa num serviço assente na descarbonização, eficiência e sustentabilidade. Ainda na mesma categoria, o Metro mereceu 14% dos votos dos portugueses e a CP ficou em terceiro lugar com 8%.

Relativamente aos Hiper e Supermercados, o Continente lidera a confiança dos consumidores com 69% dos votos, bem à frente do Pingo Doce e da Auchan, ambos com 12%.

A GALP, na categoria Petrolíferas detém a melhor reputação em questões ambientais, com 83%, face à Prio que obteve 10% dos votos e da BP com 7%.

Para os portugueses, as políticas ambientais e de responsabilidade social da EDP são valorizadas e a marca lidera na categoria Fornecedores de energia, com 77% dos votos, seguida da GALP, com 8% e da Endesa com 7%.

No lista dos vencedores, constam ainda a SUMA  na categoria Empresas de Tratamento de Lixo , com 50%, ficando a Valorsul (12%) e a Tratolixo (5%) em segundo e terceiro lugar respetivamente.  A Vulcano conquistou o primeiro lugar na categoria de  Equipamentos/ Sistemas de Aquecimento de Água com 73% dos votos, sendo que Roca obteve 14% e a Daikin, 6%.

Na categoria de Grandes Eletrodomésticos, a Samsung mereceu 52% dos votos, ficando em primeiro lugar, embora a Miele e a Bosch também mereçam a confiança dos portugueses em termos ambientais, com 28% e 6% dos votos.

A Eurocaixilho, na categoria de Janelas e Caixilharia ficou em primeiro lugar com 22% logo seguida da Velux com 15% e a Technal com 6%. Na categoria de Rede de Reciclagem de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos a Electrão é a marca que merece maior confiança , com 75% dos votos, sendo que a ANB3E conquistou o segundo lugar com 6% e a REEE o terceiro com 2%.

Ao votar nas marcas de maior reputação em termos ambientais, os portugueses valorizam mais uma Marca que opera ativamente na reciclagem e valorização dos resíduos (36%), uma empresa que fabrica produtos ou opera visando o menor impacto  ambiental da sua atividade (34%), e finalmente uma Marca que aposta na reutilização e adere a projetos de economia circular ou a programas de compensação da pegada ecológica.

Há 20 anos que o Estudo Marcas de Confiança avalia os níveis de confiança dos portugueses em 60 categorias de produtos ou serviços para além de outras questões de âmbito pessoal, político ou económico, seja sobre instituições, profissões, personalidades ou relações pessoais.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...