Este arquipélago premeia os turistas que respeitam o ambiente local



O arquipélago do Palau, situado no Oceano Pacífico, é um destino paradisíaco perfeito para os que respeitam e promovem o bem estar ambiental. A ideia é que todos os visitantes respeitem, tal como os habitantes locais, o meio ambiente e a cultura do país.

Em 2017 o governo implementou um compromisso ecológico – o Compromisso de Palau – que os turistas têm de assinar quando recebem o visto para a sua visita. Neste documento o cidadão compromete-se a “preservar e proteger” as ilhas, a “pisar levemente, agir gentilmente e explorar de maneira consciente” e a “não retirar o que não é dado”.

Mais recentemente, o país desenvolveu o Ol’au Palau, a primeira primeira iniciativa no mundo que permite usufruir de diferentes experiências com base na ação sustentável e responsável dos visitantes. O programa de turismo responsável baseia-se numa aplicação disponível para os smartphones, no qual as escolhas sustentáveis são premiadas com uma quantidade de pontos. Por exemplo, utilizar protetor solar que não prejudica os ecossistemas marinhos garante 21 pontos, ou visitar algum espaço cultural garante 14 pontos. Estes podem depois ser trocados por atividades que são apenas acessíveis às comunidades locais, nomeadamente, partilhar uma refeição tradicional com os habitantes ou fazer um trilho. Além disso, com uma calculadora de pegada carbónica associada será possível garantir que as emissões serão compensadas mais tarde.

Como descrevem na aplicação, “Ol’au Palau ajuda-o a dar algo muito mais valioso do que dinheiro: o cuidado. Não só desfrutará mais de Palau, como também ajudará a preservá-lo para as gerações futuras”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...