Este é o pior ano de sempre para os apicultores franceses



O ano de 2021 ficou marcado pela má produção de mel em França, tendo sido considerado pelos apicultores como “um ano desastroso”. Em julho, a associação já tinha alertado para a situação difícil dos profissionais, apelando ao apoio do Estado.

De acordo com a União Nacional da Apicultura Francesa (UNAF), a colheita de mel este ano foi entre sete a nove mil toneladas, perto de um terço do valor do ano passado. Em 2020, produziram-se entre 18 a 20 mil toneladas de mel.

A principal causa apontada são as alterações climáticas, que tornaram as condições meteorológicas muito diferentes em todas as regiões, com longos períodos de chuva, vento e geada, durante os meses de primavera e verão. Outra das consequências apontadas é o período de floração das plantas, que se tornou cada vez mais rápido. Um pouco por todo o país sentiu-se a perda das colheitas, e o mel de lavanda foi uma das poucas produções que salvou a estação, revela a UNAF em comunicado.

Thierry Cocandeau, apicultor de Mayenne, afirma: “O mel de verão resultou numa colheita muito abaixo da média dependendo dos setores geográficos do nosso departamento. Tendo em conta esta situação particular no final da estação, a preparação de inverno das colónias deve ser realizada com o maior cuidado, porque as reservas estão no seu nível mais baixo. O ano de 2021, lembra-nos que a natureza decide por todos, sabe dar-nos o melhor e o pior”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...